[weglot_switcher]

Wall Street encerra no vermelho em compasso de espera para o discurso de Trump

Os investidores mostram-se cautelosos, aguardando a divulgação de pormenores acerca da estratégia a seguir pela sua Administração Trump que serão dados ao Congresso pelo presidente esta terça-feira.
  • Reuters
28 Fevereiro 2017, 21h54

As praças norte-americanas fecharam esta terça-feira no vermelho, condicionadas pela incerteza dos investidores quanto aos esclarecimentos que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump vai dar ao Congresso. Esta evolução vem corrigir os novos máximos históricos registados ontem pelo índice industrial Dow Jones e do S&P500.

O índice de referência mundial, o industrial Dow Jones, fechou sessão com uma variação negativa de 0,12% para os 20,781.21 pontos, acompanhado pelo índice tecnológico Nasdaq que encerrou com perdas de 0,62% para os 5,825.44 pontos. Depois de três semanas consecutivas de ganhos, também o índice financeiro Standard and Poor’s 500 fechou no vermelho com um deslize de 0,26% para 2,363.65 pontos.

O clima de incerteza tem pairado sobre os mercados norte-americanos. Os investidores mostram-se cautelosos nas negociações, aguardando a divulgação de pormenores acerca da estratégia a seguir pela sua Administração Trump, especialmente no que toca a gastos públicos em infraestruturas e à redução de impostos às empresas. Donald Trump fará esta terça-feira às 21h00 (2h00 em Lisboa) o seu primeiro discurso, em sessão conjunta, perante o Congresso, estando previsto o anúncio de mais gastos na Defesa e cortes na área do ambiente e ajuda externa.

“A verdadeira questão saber quanta paciência o mercado tem”, explica Quincy Krosby, estratega de mercado da Prudential Financial em Newark, Nova Jersey. “Se os investidores estão a basear as suas negociações no pró-crescimento e pró-negócio, estão a basear-se em reformas fiscais. Então, o que querem ouvir é que essa continua a ser uma prioridade [da Administração Trump] a ser levada em diante”.

No mercado petrolífero, o brent negoceia com ganhos ligeiros de 0,09% para os 56,45 dólares por barril, enquanto o crude recua 0,31% para os 53,81 dólares.

Já no mercado cambial, o euro desliza 0,08% para 1,06 dólares e a libra recua 0,48% para 1,24 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.