[weglot_switcher]

Wall Street encerra sem tendência definida em dia de ‘bruxaria quádrupla’

A Apple não acompanhou as subidas ligeiras do Nasdaq, porque a empresa liderada por Tim Cook anunciou que vai voltar a encerrar lojas na Flórida, Arizona, Carolina do Sul e Carolina do Norte, o que fez com que as suas ações encerrassem com uma queda de 0,53%, para 349,55 dólares.
19 Junho 2020, 21h12

A bolsa de Nova Iorque encerrou semana mista, depois de ter arrancado em alta. Wall Street fechou as negociações desta sexta-feira sem tendência definida, à medida que os investidores receiam uma nova vaga de infeções pelo novo coronavírus e aplaudem a notícia de que a China está a planear acelerar as compras de produtos agrícolas norte-americanos para cumprir o acordo comercial (fase um) com os Estados Unidos.

Em dia de ‘bruxaria quádrupla’ (quando sucede o vencimento de quatro contratos ao mesmo tempo), os principais índices norte-americanos tiveram direções opostas. O industrial Dow Jones caiu 0,80%, para os 25.872,56 pontos, o financeiro S&P 500 perdeu 0,62%, para os 3.096,00 pontos, enquanto o Nasdaq subiu os ligeiros 0,03%, para os 9.946,12 pontos. Já o Russel 2000 desvalorizou 0,65%, para os 1.414,65 pontos.

A Apple não acompanhou as subidas do Nasdaq, porque a empresa liderada por Tim Cook anunciou que vai voltar a fechar as portas, temporariamente, a onze lojas na Flórida, Arizona, Carolina do Sul e Carolina do Norte, o que fez com que as ações encerrassem com uma queda de 0,53%, para 349,55 dólares.

“Hoje é Quadruple Witching Day, ou seja, dia de vencimento de futuros de índices de ações, opções de índices de ações, opções de ações e futuros de ações”, explica Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado. O analista destaca ainda as variações da Marathon Petroleum, depois de virem a público notícias que apontam para que esteja em negociações para vender a sua subsidiária Speedway. As ações da multinacional de refinação e transporte de petróleo acabaram por descer 0,47%, para os 38,32 dólares no término da sessão.

Ainda sobre o mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está a subir mais de 1%. O WTI, produzido no Texas, sobe 1,83%, para 43,55 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 1,40% para 42,09 dólares.

“Em julho, alguns países da OPEP não continuarão com os cortes adicionais na produção. A partir de agosto, a OPEP+ [e aliados] reduzirá a produção em 7,7 milhões de barris por dia. Ainda existem consideráveis dúvidas sobre o cumprimento do acordo pela Nigéria ou pelo Iraque”, referem os especialistas da XTB, em research.

Quanto ao mercado cambial, o euro desvaloriza 0,13% face ao dólar (para 1,1187 dólares) e a libra desliza face à moeda dos Estados Unidos (-0,56%, para 1,2355 dólares).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.