[weglot_switcher]

Wall Street fecha com ganhos após discurso de Donald Trump

Donald Trump adiantou que a primeira fase de um acordo comercial “pode acontecer em breve”, mas acabou por desiludir o mercado, que esperava mais detalhes sobre a assinatura desse possível acordo. Os três principais índices encerraram, assim, com ganhos ligeiros.
12 Novembro 2019, 21h44

A Bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão desta terça-feira, 12 de novembro, em terreno positivo, com os investidores a reagirem ao discurso que o presidente norte-americano fez esta tarde em Nova Iorque. Donald Trump adiantou que a primeira fase de um acordo comercial “pode acontecer em breve”, mas acabou por desiludir o mercado, que esperava mais detalhes sobre a assinatura desse possível acordo.

O presidente dos Estados Unidos manteve ainda o tom crítico para com a Reserva Federal (Fed): “Lembrem-se de que estamos a competir ativamente com os países que cortam abertamente as taxas de juros, assim, muitos estão agora a ser realmente pagos quando pagam o seu empréstimo, o que é conhecido como juros negativos. Quem já ouviu falar disto?”, ironizou o governante.

Os três principais índices norte-americanos encerraram no ‘verde’, mas com ganhos ligeiros. O industrial Dow Jones subiu os ligeiros 0,01% para os 27.694,90 pontos, o financeiro S&P 500 somou 0,16%, para os 3.091,84 pontos, e o tecnológico Nasdaq ganhou 0,26%, para os 8.486,09 pontos. Já o Russel 2000 ficou marcado por uma valorização 0,09%, para 1.594,50 pontos.

“O mercado continuará ainda dependente de qualquer avanço na frente comercial, esperando mais detalhes sobre «Fase 1» do acordo EUA/China, assim como da evolução das vendas na época de Natal. Caso a evolução seja favorável, como se espera, e o comércio não nos dê nenhum susto, é provável que a tendência de ganhos em Wall Street persista nesta fase do ano”, referem os analistas do Bankinter, em research de mercado publicado hoje.

Em relação aos preços do petróleo, a cotação do barril de Brent está a descer 0,26%, para 62,02 dólares, enquanto a cotação do crude WTI desliza 0,18%, para 56,76 dólares por barril. Quanto ao mercado cambial, o euro deprecia 0,19% face ao dólar (1,1010) e a libra desvaloriza 0,02% perante a divisa dos Estados Unidos (1,2849).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.