[weglot_switcher]

Wall Street fecha com fortes ganhos, na esperança da recuperação

Wall Street fechou em alta, com investidores a avaliar positivamente as perspectivas de recuperação económica e apesar dos comentários belicosos do presidente Donald Trump sobre o comércio Estados Unidos-China.
14 Maio 2020, 21h32

O Dow Jones Industrial Average subiu 377,37 pontos, ou 1,62%, para 23.625,34; o S&P 500 ganhou 32,5 pontos, ou 1,15%, para 2.852,5 pontos; e o Nasdaq Composite subiu 80,55 pontos, ou 0,91%, para 8.943,72 pontos.

Todos os três principais índices de ações dos Estados Unidos encerraram a sessão solidamente em alta, recuperando de uma abertura titubeante, por causa, dizem os analistas, da reabertura das economias estatais, com os investidores a acreditarem na possibilidade de estímulos adicionais para combater os temores da guerra comercial e os dados económicos sombrios que continuam a inundar as notícias.

“Este mercado é uma batalha ao longo do tempo”, disse Tim Ghriskey, chefe de investimentos do Inverness Counsel, de Nova Iorque, citado pela agência Reuters. “Aqueles que pressionam o mercado acreditam que vamos ter uma vacina num período de tempo razoável, que a economia não vai desmoronar totalmente, que o desemprego não vai aumentar consideravelmente”, disse.

O mercado subiu apesar das más perspetivas com o comércio entre os Estados Unidos e a China, depois de Trump ter ameaçado cortar o relacionamento com o Império do Meio devido àquilo que o presidente norte-americano considera ser uma má gestão da pandemia por parte do governo de Xi Juning.

Por outro lado, o Supremo Tribunal de Wisconsin anulou as ordens de bloqueio do governador do Estado, alimentando esperanças de que as restrições impostas em várias regiões pudessem ser levantadas mais cedo ou mais tarde.

Mas uma autoridade de saúde testemunhou perante um painel da Câmara dos Deputados que os Estados Unidos poderiam enfrentar “o inverno mais escuro” se a sua resposta à pandemia não melhorasse. A esta declaração, os mercados não terão dado ouvidos.

Os mais de 36 milhões de desempregados acumulados nas últimas sete semanas também já não chegam a Wall Street. Até porque uma porta-voz da Casa Branca disse que Trump está a ponderar outro possível plano de estímulos, mas não assinará o projeto de lei apresentado pelos democratas da Câmara dos Deputados. “Uma das partes do projeto de lei da Câmara é o apoio aos governos estaduais e locais, e isso é fundamental para as instituições estatais que são realmente prejudicadas por esta pandemia”, acrescentou Ghriskey.

Dos 11 principais setores do S&P 500, todos, exceto os de consumo, fecharam em alta, com as financeiras e as empresas de energia a contarem com os maiores ganhos percentuais.

Mesmo assim, os ganhos do primeiro trimestre caíram 12,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, uma forte inversão do crescimento anual de 6,3% observado no final do ano de 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.