[weglot_switcher]

Wall Street ganha com possível fim da guerra do petróleo

A possibilidade de Arábia Saudita e Rússia acabarem – ou ao menos suspenderem – a guerra de preços que mantém no ativo foi suficiente para motivar os investidores. A péssimas notícias sobre o desemprego foram relegadas para segundo plano.
  • Crash de 25% em Wall Street
2 Abril 2020, 21h13

O índice Dow Jones Industrial Average subiu 224,78 pontos, ou 1,07%, para 21.168,29; o S&P 500 ganhou 28,06 pontos, ou 1,14%, para 2.498,56; e o Nasdaq Composite cresceu 45,75 pontos, ou 0,62%, para 7.406,34.

Os índices registaram mais um dia positivo depois de ter sido anunciada uma trégua – ou mais propriamente a esperança de que haja uma trégua – na guerra de preços do petróleo entre a Arábia Saudita e a Rússia e um corte na produção de petróleo. Para os analistas, a questão de petróleo acabou por sobrepor-se ao anúncio do enorme salto nos pedidos de fundos de desemprego devido ao coronavírus, que somaram mais de seis milhões em uma semana.

O índice de energia da S&P, que caiu mais de 50% este ano devido a essa guerra de preços entre a Rússia e a Arábia Saudita, subiu 8,01%. Recorde-se que a Arábia Saudita pediu uma reunião de emergência dos produtores de petróleo, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esperar que os sauditas e a Rússia reduzam a produção em 10 a 15 milhões de barris por dia.

De referir também que amanhã deverá haver mais uma reunião na Casa Branca entre o presidente e as petrolíferas norte-americanas. Se a reunião ocorrer – pode ter sido ultrapassada pelas decisões de hoje – em cima da mesa está a possibilidade de os Estados Unidos imporem novas tarifas à entrada de petróleo saudita no país.

“Qualquer boa notícia agora, ou qualquer coisa que possa parecer boa pode potencialmente ajudar os mercados, é isso que você está vendo com energia hoje”, disse Keith Buchanan, gerente de portefólio da GlobarT, citado pela Reuters.

Na lista das principais subidas do índice S&P 500 houve hoje várias empresas de petróleo: a Occidental Petroleum subiu 18,20%, a Apache Corp e Halliburton também obtiveram ganhos percentuais de dois dígitos. A baixa de preços do petróleo colocou à beira da falência muitas empresas norte-americanas que produzem o ‘caseiro’ petróleo de xisto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.