[weglot_switcher]

Wall Street no ‘vermelho’ no arranque da última sessão da semana

Turquia e semicondutores pressionam Wall Street.
  • Crash de 25% em Wall Street
17 Agosto 2018, 14h51

Os principais índices bolsistas de Wall Street abriram a última sessão da semana a cair, com o sector tecnológico em destaque.

O tecnológico Nasdaq perde 0,41% para 7.774,48 pontos; o industrial Dow Jones cede 0,03%, para 25.550,27 pontos; e o S&P 500 recua 0,14%, para 2.836,94 pontos.

“Espera-nos uma abertura em baixa das praças nova-iorquinas, com atenções voltadas para o setor de semicondutores após as projeções conservadoras da Nvidia e Applied Materials. A Deere também ensaiava em baixa após divulgação de fraca margem. A Google terá esclarecido que os planos na China não são para avançar já, levando a uma subida das ações da chinesa Baidu. Mais logo teremos o Leading Index e o indicador de confiança dos consumidores norte-americanos medido pela U. Michigan”, detalha o Mtrader do Millennium bcp, Ramiro Loureiro.

O sector dos semicondutores está a pressionar a negociação do outro lado do Atlântico, depois de algumas projeções que desanimaram o mercado. A Nvidia divulgou os resultados para o segundo trimestre do ano, que dão contam das receitas do negócio core a crescer  40% para os 3,12 mil milhões de dólares, em linha com o esperado.

Ainda assim, a venda de chips gráficos usados na mineração de criptomoedas teve uma fraca performance ( 18 milhões de dólares contra os 100 milhões esperados). A Nvidia espera que este segmento não contribua para as receitas daqui adiante, o que pode ter levado a um guidance mais conservador para o 3º trimestre (3,25 mil milhões contra os $3,35 mil milhões de dólares esperados). As acções da Nvidia caem mais de 2%.

 

A Applied Materials também  segue a desvalorizar, com um recuo de mais de 4%. A tecnológica divulgou o guidance de receitas e lucros para o quarto trimestre fiscal é conservador face às estimativas de mercado: receitas de 4 mil milhões de dólares, face aos 4,45 mil milhões estimados;

Já os números do terceiro trimestre superam o esperado, com receitas de 4,47 mil milhões, contra os 4,43 mil milhões de dólares. A Applied Materials é a maior fabricante de maquinaria e é um player importante. Estes números podem traduzir-se num arrefecimento no sector.

Outra questão para esta sessão é o que a UBS disse sobre a Tesla e a versão standard do Model 3, que considera não ser rentável. A UBS considerou que a Tesla perde 5.900 dólares por cada Model 3 vendido (Standard). A versão mais cara do Model 3 tem uma margem operacional de 7%

Também a Deere & Co. continua a registar quedas de margens. Em bottom line desilude o esperado com o EPS ajustado de 2,59 dólares, contra os 2,74 dólares esperados. Apesar de uma boa surpresa ao nível das receitas, a fraca margem acaba por pesar no sentimento. A empresa paga mais pelo aço depois da imposição de tarifas.

A Google é outra empresa a ter em conta na sessão de hoje. A tecnológica esclareceu sobre os planos na China. Segundo fontes próximas do caso, o CEO da Google esclareceu junto dos seus colaboradores que a reentrada na China ainda está numa fase preliminar, descartando o lançamento de um motor de busca no imediato.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.