[weglot_switcher]

Wall Street soma e segue. S&P já recuperou 9,5% desde o Natal

É a quarta sessão consecutiva de ganhos que estão a acompanhar as expectativas otimistas em torno de um acordo comercial entre as duas maiores potências económicas mundiais, os Estados Unidos e a China.
9 Janeiro 2019, 15h06

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque continuam em alta. Na abertura desta sessão, o S&P 500 sobe 0,97%, para 2.574,41 pontos; o tecnológico Nasdaq valoriza 0,98%, para 6.551,85 pontos; e o industrial Dow Jones avança 1,09%, para 23.787,45 pontos

É a quarta sessão consecutiva de ganhos que estão a acompanhar as expectativas otimistas em torno de um acordo comercial entre as duas maiores potências económicas mundiais, os Estados Unidos e a China.

Para já, segundo noticia a agência Reuters, os responsáveis dos dois países já terminaram as conversações, que duraram mais tempo do que o inicialmente antecipado. Os detalhes das negociações deverão ser divulgados rapidamente, aumentando, assim, a esperança no fim da guerra comercial entre os EUA e a China, que poderia pôr em causa a estabilidade da economia mundial.

O S&P 500 já valorizou 9,5% desde que ‘afundou’ para mínimos de 20 meses, em dezembro passado, por altura do Natal.

Em declarações à agência Reuters, o vice-presidente comércio e ativos derivados para a consultora Charles Schwab, Randy Frederick, disse que “existe uma tendência positiva que surgiu depois da véspera de Natal. Por isso, qualquer desenvolvimento que se pareça a uma eventual resolução [do acordo comercial] ajuda os mercados”.

No entanto, nem tudo são boas notícias para os investidores, em especial o shutdown do governo norte-americano, que já dura há 19 dias e que já causou impactos económicos. De resto, a agência de rating Fitch, já comunicou que pode cortar os ratings da dívida soberana norte-americana se o shutdown se prolongar, que está neste momento avaliada em triple A.

Nas matérias-primas, o “ouro negro” continua a sua trajetória ascendente. O Brent, referência para o mercado europeu, está a subir 2,61%, para 60,25 dólares. Nos EUA, o West Texas Intermediate, referência para o mercado norte-americano, está a valorizar 2,71%, para 51,13 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.