[weglot_switcher]

Wall Street: S&P 500 bate novo recorde

O principal índice bolsista, ou um deles, voltou a registar um recorde em alta, apesar de ter crescido apenas marginalmente. Mas os restantes índices não conseguiram acompanhar o bom momento do S&P 500.
14 Novembro 2019, 21h21

O índice S&P 500 registou um pequeno ganho para terminar com mais um recorde de alta esta quinta-feira, apesar de previsões sombrias vindas do lado da normalmente robusta Cisco Systems, que foi compensada por um forte relatório e contas da gigante Walmart Inc.

O Dow Jones Industrial Average caiu 0,47 pontos, para 27.783,12 pontos, o S&P 500 ganhou 2,72 pontos, ou 0,09%, para 3.096,76 pontos e o ​​Nasdaq Composite caiu 3,08 pontos, ou 0,04%, para 8.479,02 pontos.

O dia ficou também marcado por um twitt do presidente norte-americano, Donald Trump, que se congratulou com a sucessão de recordes que a bolsa do país tem vindo a registar nos últimos dias. “Os Estados Unidos estão onde está a ação”, escreveu Trump, que assim, segundo os analistas, tenta provar que a Casa Branca está a contribuir para o bom momento do mercado de capitais.

Em causa está, dizem, o facto de a Fed ter admitido descer mais uma vez as taxas diretoras, movimento que Trump vinha pedindo de forma insistente desde o início do ano. Trump, na sua conta do Twitter, quis mesmo fazer a ponte entre o bom momento do mercado mobiliário e aquilo que diz ser o igualmente bom momento da economia do país. “Mais investimentos e mais empregos” estão em vista no futuro próximo, dado que o mercado de capitais está a corresponder àquilo que a Casa Branca pretendia.

O facto de a Walmart ter apresentado um bom relatório e contas no final do terceiro trimestre é também apontado pelos analistas como um fator que implica o reaquecimento da economia: os níveis de consumo nos Estados Unidos são observados com grande pormenor – num quadro em que qualquer aumento é sempre considerado um sintoma muito positivo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.