[weglot_switcher]

Warren Buffett faz primeiro investimento na pandemia: 8,6 mil milhões de euros em energética

Os ativos que a Berkshire Hathaway adquiriu à Dominion Energy incluem mais de 12,4 quilómetros de linhas de transmissão de gás natural.
  • Carlos Barria/Reuters
6 Julho 2020, 14h14

O empresário norte-americano Warren Buffett, um dos mais ricos do mundo, realizou o seu primeiro investimento em contexto de pandemia pela Berkshire Hathaway. A empresa fechou a sua primeira operação na ‘era Covid-19’ este fim de semana ao comprar os ativos de gás da Dominion Energy por 9,7 mil milhões de dólares (cerca de 8,6 mil milhões de euros).

Os ativos em causa incluem mais de 12,4 quilómetros de linhas de transmissão de gás natural, com cerca de 590 milhões de metros cúbicos diários de capacidade de transporte, de acordo com a informação divulgada pela energética liderada por Thomas F. Farrell II.

Na última assembleia geral da Berkshire Hathaway, a 2 de maio, Warren Buffett informou que a empresa tinha liquidez à disposição no valor de 137 mil milhões de dólares (na ordem dos 121 mil milhões de euros). Já a Dominion Energy, depois deste negócio, reviu o seu outlook em baixa para 2020, prevendo agora lucros por ação de 3,37 a 3,63 dólares, enquanto antes estimava ganhos de 4,25 a 4,60 a dólares por ação.

“Nos últimos anos, a empresa tomou várias medidas, incluindo as fusões com a Questar Corporation e a Scana Corporation, a venda da Blue Racer Midstream e dos ativos de geração comercial para aumentar materialmente a natureza regulada do nosso perfil, fortalecer o nosso equilíbrio e melhorar a transparência e a previsibilidade”, disse o presidente e CEO da Dominion Energy.

Em comunicado, Thomas Farrell refere que esta transação representa o “outro passo significativo na nossa evolução como empresa, permitindo que nos concentremos ainda mais em atender às necessidades dos clientes de serviços públicos e posicionar-nos para um futuro brilhante e cada vez mais sustentável”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.