[weglot_switcher]

Whatsapp limita partilha de mensagens para impedir circulação de fake news

No ano passado, o Whatsapp já tinha limitado a partilha de mensagens para conter a disseminação de notícias falsas, reduzindo em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo.
  • Chris Ratcliffe/Bloomberg
7 Abril 2020, 12h20

A aplicação de mensagens instantâneas Whatsapp vai limitar opção de partilha a possibilidade de reenvio de mensagens. A próxima atualização do software só vai permitir que seja reencaminhada uma mensagem a um grupo de cada vez.

De acordo com o comunicado publicado no blogue oficial da empresa detida pelo Facebook, o objectivo é impedir que se propaguem mentiras através da app, depois de ter sido detectado um aumento na utilização desta opção, muitas vezes para divulgar mensagens com conteúdo falso sobre a pandemia de Covid-19.

“(…) Temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas. Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, avança o comunicado.

Os responsáveis pela aplicação de comunicação, usada por mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo, informam que, no ano passado, quando já tinham limitado a partilha de mensagens para conter a disseminação de notícias falsas, “ajudamos a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo”.

Mas não é só com amigos e familiares que as pessoas se comunicam – muitas usam o WhatsApp também para falar com médicos e professores. A pensar neles, o WhatApp continua a garantir um “espaço seguro”, com mensagens “encriptadas de extremo a extremo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.