[weglot_switcher]

Wolf Moon. Primeiro eclipse lunar do ano acontece hoje

O eclipse vai ser visível no Hemisfério Oriental, com alguns países da Europa, África e Ásia em posição de privilégio para o acontecimento.
  • DR
10 Janeiro 2020, 17h07

Esta noite, ocorre a primeira lua cheia do ano e traz ainda o primeiro eclipse lunar de 2020. O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê que o céu esteja pouco nublado ou limpo no território continental.

Ao primeiro eclipse lunar do ano foi dado o nome de ‘Wolf Moon’. O IPMA aponta que este eclipse seja curto, uma vez que a Lua vai passar pela sombra da Terra, mergulhando na extremidade mais externa do planeta. A este acontecimento os cientistas chama eclipse lunar penumbral.

Sabe-se que o eclipse vai ser visível no Hemisfério Oriental, com alguns países da Europa, África e Ásia em posição de privilégio para o acontecimento. O evento lunar vai começar às 17h07 e só vai atingir o pico às 19h10, sendo que a Lua volta a exibir-se em pleno às 21h12.

O fenómeno surge a cada 27 dias quando os principais astros de luz se encontram em lados opostos da Terra. O acontecimento vai também ser transmitido no Slooh, que detém uma rede de telescópios que permitem observar o eclipse em vários pontos do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.