[weglot_switcher]

Wuhan sem casos assintomáticos pela primeira vez

No domingo foram efetuados 60 mil testes e a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan não encontrou novos casos assintomáticos.
1 Junho 2020, 15h08

A cidade chinesa de Wuhan, onde surgiram os primeiros casos de Covid-19,  não registou novos casos assintomáticos neste domingo, dia 31 de maio, pela primeira vez desde que a cidade começou a divulgar os dados relativos aos portadores do vírus que não apresentam sintomas, segundo a Bloomberg que cita dados das autoridades sanitárias locais.

Os testes de ácido nucleico têm sido realizados a uma população de 11 milhões e foram iniciados a 14 de maio. No domingo foram efetuados 60 mil testes e a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan não encontrou novos casos assintomáticos. Por outro lado, nas últimas duas semanas foram encontrados 200 casos em que os pacientes não demonstravam sintomas.

Sobre os portadores do vírus que não demonstram sintomas, alguns especialistas acreditam que quando os pacientes não apresentam indícios da doença, a hipótese de transmissão do vírus é relativamente menor do que em pacientes que revelam sintomas. Ainda assim, os casos assintomáticos têm sido um dos motivos para a rápida e ampla disseminação da covid-19.

Apesar de ter controlado a epidemia, a China permanece em alerta máximo para infeções esporádicas que podem motivar o risco de surtos secundários. Uma cidade na província de Heilongjiang, no nordeste do país, suspendeu os serviços do comboio na semana passada, depois de terem sido encontrados cinco casos assintomáticos.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 372.047 pessoas e infetou mais de 6,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP. Até ao momento já morreram pelo menos 372.047 pessoas e há mais de 6.182.860 infetados em 196 países e territórios. Na China, contabilizam-se mais de 4.600 mortes e 80% destas ocorreram em Wuhan.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.