[weglot_switcher]

X.com: Elon Musk recupera o domínio que lhe rendeu (muito) dinheiro

Elon Musk, o patrão da Tesla, recuperou um antigo domínio da Internet, que há cerca de década e meia se transformou no PayPal e lhe rendeu mais de 150 milhões de dólares. Até agora, não se sabe o que Musk planeia fazer com este URL.
REUTERS / Bobby Yip
11 Julho 2017, 11h18

Elon Musk já era um empreendedor de sucesso na Internet muito antes de o primeiro Tesla Model X sair da Gigafactory, na Califórnia, e de o primeiro foguetão da SpaceX ter sido lançado para a órbita do planeta. Agora, o blogue Domain Investing anuncia que o patrão da Tesla recomprou o domínio X.com, que já havia sido seu, há cerca de década e meia.

O domínio estava na posse da PayPal, empresa que confirmou o negócio ao Business Insider, sem, no entanto revelar os valores envolvidos no negócio: “Estamos muito contentes por vender o domínio X.com ao seu antigo dono, Elon Musk”, pode ler-se nas declarações da PayPal.

Para perceber a ligação, é preciso recuar ao ano 2000, altura em que a empresa de serviços financeiros de Musk, a X.com, se fundiu com a Confinity, que à data operava um serviço de transferência de dinheiro pouco conhecido, que dava pelo nome de Paypal. Na altura da fusão, o domínio escolhido para a nova empresa foi o X.com, por ser mais reconhecido que o da Confinity, embora, em 2001, a empresa tenha sido renomeada como PayPal e o domínio tenha deixado de funcionar. Apesar de ter deixado a empresa pouco antes de o PayPal ter sido comprado pelo eBay, por 1,5 milhões de dólares, em 2002, o negócio rendeu a Musk entre 160 e 180 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros), depois de impostos.

15 anos depois, e com uma fortuna avaliada em mais de 15,3 mil milhões de dólares (cerca de 13,4 mil milhões de euros), Musk pode comprar o que bem entender, incluindo domínios da Internet que já não são usados. Ainda assim, os analistas da Business Insider acreditam que o negócio não tenha sido barato, mas ninguém sabe, tal como não se sabe o que Musk pretende fazer com este domínio.

Nem o próprio tem esta questão arrumada. No Twitter, Musk agradeceu à PayPal ter permitido a compra do domínio, anunciando ao mesmo tempo que, para já, não tem nenhum plano para o utilizar e que o X.com tem grande valor sentimental. No entanto, em resposta a um comentário de um dos seus seguidores, que sugere que o domínio seja utilizado como uma página que albergue todos os negócios de Musk, o próprio refere que “esse talvez seja o melhor uso” para o domínio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.