[weglot_switcher]

Xpand IT inaugura novo centro de Inteligência Artificial em Portugal

Xpand IT pretende abordar o desafio da Inteligência Artificial de duas formas distintas. “Queremos contrariar a tendência de fazer projectos de IA sem um objetivo real, visto que este é um dos maiores perigos para a adopção da tecnologia – expectativas demasiado elevadas e irrealistas sobre o que se pode fazer”, refere o ‘partner’ Sérgio Viana.
18 Outubro 2018, 07h20

“AI Solutions Center”. É esta a denominação do novo centro de Inteligência Artificial (IA) criado pela Xpand IT, que pretende funcionar como “potenciador de soluções que acrescentem verdadeiro valor, recorrendo a tecnologias de vanguarda”.

A Xpand IT pretende abordar o desafio da IA de duas formas distintas, embora complementares: uma abordagem de AI-as-a-service, em que o objetivo passa por integrar tecnologia de IA, disponível num modelo de serviço a consumir, em diversas soluções, nomeadamente Mobile e Web; e uma abordagem de Data Science, em que o propósito passa por, em conjunto com o cliente, trabalhar em cenários mais complexos, suportados por abordagens como Machine Learning, entre outras.

Para Sérgio Viana, partner & Digital Xperience lead da Xpand IT, “estamos num momento fundamental no que respeita à massificação e democratização das tecnologias de IA”. “As possibilidades são enormes: de interfaces conversacionais a análise de sentimentos, de processamento de vídeo e imagem a motores de recomendações e modelos preditivos, entre muitas outras soluções”, diz.

“Queremos contrariar a tendência de fazer projectos de IA sem um objetivo real, visto que este é um dos maiores perigos para a adopção da tecnologia – expectativas demasiado elevadas e irrealistas sobre o que se pode fazer. Há muitos cenários possíveis, hoje em dia, sobre os quais queremos trabalhar, estando naturalmente atentos a todos os desafios que possam surgir”, refere o ainda responsável pelo centro.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.