[weglot_switcher]

XTB avança com análise ao célebre “Christmas Rally” nos mercados

O rally bolsista de Natal é um período em que principalmente as ações tendem a ter subidas significativas e que ocorre normalmente nas últimas sessões do ano e nas duas primeiras sessões do novo ano.
XTB - O sonho da aterragem suave
XTB – O sonho da aterragem suave
13 Dezembro 2024, 21h37

O rally de Natal, também conhecido como a recuperação de fim de ano, é um período do ano em que os mercados registam frequentemente recuperações significativas.

O rally bolsista de Natal é um período em que principalmente as ações tendem a ter subidas significativas e que ocorre normalmente nas últimas sessões do ano e nas duas primeiras sessões do novo ano.

“No final do ano, inicia-se um dos momentos mais doces das bolsas de valores: a corrida às bolsas de Natal, um período em que os ativos financeiros costumam registar subidas significativas e que são relevantes para os investidores”, refere a corretora XTB.

A XTB refere que “entre 1950 e 2022, os dados sugerem que o S&P 500 subiu 80% das vezes durante este período. Em 2023, além disso, o S&P 500 registou uma subida de 0,8% nestes dias, e este ano, apesar da incerteza derivada da vitória de Donald Trump e dos máximos históricos que este índice atingiu durante o mês de novembro, o fenómeno poderá ser visto novamente”

Durante esta época do ano, os investidores institucionais estão normalmente de férias, “pelo que os pequenos investidores, geralmente mais otimistas, têm um maior peso nos mercados de ações. Como resultado, os preços podem subir”, segundo a corretora.

A XTB fala ainda do “efeito janeiro”. O efeito janeiro, também conhecido como o barómetro de janeiro, é uma máxima que sugere que no primeiro mês do ano os mercados tendem a estar em alta. “Embora se trate apenas de uma estatística e, por conseguinte, não seja necessariamente verdadeira, este efeito tem um certo impacto nos mercados bolsistas e, normalmente, incentiva os investidores a comprarem ações antes de estas subirem, a fim de beneficiarem deste efeito, que também tem um impacto no rally de Natal”, refere a corretora.

Durante a época natalícia, é comum as pessoas gastarem mais, o que se pode refletir nos resultados das empresas e incentivar o otimismo dos investidores, defende.

Depois há as práticas fiscais. Alguns investidores optam por aproveitar o final do ano fiscal, marcado para 31 de dezembro, para aumentar o capital que colocam nos seus fundos ou planos de investimento, com o objetivo de rentabilizar a sua fatura fiscal.

Além disso, as empresas que obtiveram bons resultados podem também aproveitar este período do ano para sair do capital, a fim de reduzir o pagamento de certos impostos, enquanto os investidores podem vender ou comprar títulos para compensar posições e reduzir o pagamento de impostos sobre o capital.

“No entanto, estas teorias não passam de suposições, uma vez que não existe uma razão aprovada pelo consenso do mercado para a ocorrência da rally de Natal”, ressalva a corretora.

Como investir durante a corrida ao mercado de ações no Natal?

Segundo a XTB, embora o período de subida das cotações de Natal possa atrair a atenção de muitos investidores, é importante que sejamos claros quanto aos nossos objetivos financeiros e aos riscos que estamos dispostos a correr antes de começarmos a participar.

“Além disso, para minimizar as potenciais perdas, é aconselhável optar por uma estratégia de investimento diversificada, ou seja, uma estratégia em que trabalhemos com diferentes tipos de ativos, como ações ou ETFs, e que nos mantenhamos informados sobre possíveis alterações que
possam afetar o mercado”, diz a XTB que considera que neste contexto, Qestas dicas podem ajudar-nos a investir durante este período bolsista”.

Assim, as dicas da XTB são analisar o mercado – Antes de investir, é aconselhável analisar o mercado em profundidade, a fim de detetar possíveis instrumentos de interesse. Neste sentido, é aconselhável investigar quais os sectores e títulos que tradicionalmente têm tido um bom desempenho durante este período do ano e estudar os últimos resultados e tendências das empresas que nos interessam, a fim de identificar oportunidades.

Depois, a segunda dica é acompanhar os seus investimentos – “Depois de termos selecionado as nossas ações, devemos acompanhar o seu desempenho para detetar possíveis movimentos que possam afetar o seu preço e a sua evolução. Manter-se a par das notícias do mercado e dos diferentes acontecimentos económicos e geopolíticos ajudar-nos-á a identificar possíveis movimentos antes que estes ocorram”.

Por fim, a XTB recomenda “diversificar”, para reduzir o impacto de potenciais perdas, é aconselhável diversificar a sua estratégia de investimento, com diferentes tipos de instrumentos e títulos de diferentes empresas ou sectores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.