[weglot_switcher]

‘Xuexi Qiangguo’: app da Alibaba com 44 milhões de downloads gera suspeitas na China

Uma app que está a ser um enorme sucesso terá sido criada por um departamento da empresa que é quase desconhecido. A aplicação serve propósitos de propaganda do governo liderado por Xi Jinping.
  • Chance Chan / Reuters
18 Fevereiro 2019, 15h54

Uma aplicação de telemóvel de propaganda do Estado chinês, que se tornou um enorme e repentino sucesso, foi desenvolvida pela gigante Alibaba, concorrente chinesa da Amazon, numa altura em que as tecnológicas do país estão sob escrutínio global devido às suas eventuais ligações com o poder político, diz a agência Reuters.

A aplicação chama-se ‘Xuexi Qiangguo’, que literalmente se traduz como ‘Estudo para fazer a China forte’ e é uma forma de replicar os pensamentos do presidente chinês, Xi Jinping. Em pouco tempo, a aplicação ultrapassou a Tik Tok e a WeChat e tornou-se a mais popular app da Apple Store na China na última semana.

A app foi desenvolvida por uma equipa de projetos especiais da Alibaba em grande parte desconhecida, segundo a Reuters, e que trabalha para entidades externas ao próprio grupo. A Alibaba recusou comentar este tema.

Para a agência, o desenvolvimento da aplicação por parte da Alibaba, presidida por Jack Ma De, membro do Partido Comunista chinês, é mais um exemplo de uma empresa tecnológica chinesa a colaborar com o governo do país. O Departamento de Propaganda do país lançou a app pouco tempo antes do antes do congresso do partido, que se realizará no próximo mês em Pequim.

A aplicação inclui vídeos curtos, notícias do governo, quiz, LiveStream e comentários. A app foi importada mais de 43,7 milhões vezes em dispositivos Apple e Android desde o seu lançamento, em janeiro.

No mês passado, o vice-presidente executivo do Alibaba, Joe Tsai, criticou os Estados Unidos por causa do caso que envolve a também chinesa Huawei Technologies: “é extremamente injusto”, disse, e criticou o que chamou de tentativa do governo norte-americano para conter a ascensão da China no comércio planetário.

“A vantagem para essas empresas é que o seu historial de cooperação pode colocá-las numa melhor posição para a obtenção de licenças-chave ou outras oportunidades”, disse Mark Natkin, diretor administrativo da Marbridge Consulting, com sede em Pequim, acrescentando que estas colaborações são uma forma de manter o controlo do governo sobre empresas privadas.

“A desvantagem é que as empresas têm de assumir projetos que, por razões económicas, não aceitariam empreender, mas que pode ser desconfortável ou imprudente recusar”, disse ainda o mesmo responsável.

As reticências do ocidente, e nomeadamente dos Estados Unidos, face às tecnológicas chinesas, exatamente pela desconfiança de que seriam (também) um braço ‘armado’ do Estado, não são de agora. As tecnológicas chinesas têm-se defendido, e ainda há pouco a Huawei anunciava que iria criar um centro tecnológico na Europa com a finalidade de induzir maior transparência na sua atuação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.