[weglot_switcher]

Yenesis tem 260 mil euros para ‘emprego verde’ na Região

Consórcio realizou um levantamento das funções que o ‘emprego verde’ pode ter no futuro, bem como as tendências de mercados em diversas áreas.
17 Outubro 2019, 07h45

O projeto chama-se Youth Employment Network for Energy Sustainability in Islands (YENESIS) e tem por objetivo criar oportunidades de emprego para jovens que não trabalham, não estudam, nem estão em formação (NEET’s). O programa canaliza 2,3 milhões de euros vindos da Islândia, Liechtenstein e Noruega. A Agência Regional da Energia e Ambiente (AREAM), na Madeira, é uma das dez entidades de um consórcio, com uma verba de 260 mil euros.

O YENESIS contempla duas fases, uma delas dedicada à aprendizagem que inclui o workshop de uma semana sobre eficiência energética, energias renováveis, mobilidade sustentável, turismo sustentável, e inovação empresarial; uma visita de estudo de três dias à Noruega para observação de boas práticas, e ainda uma experiência de trabalho de um mês numa empresa ou entidades de países parceiros.

Na segunda fase está prevista uma experiência de trabalho de seis meses em entidades e empresas regionais, com o acompanhamento técnico da AREAM. Para além desta estão presentes no consórcio a Agência da Energia de Chipre, a Rede das Ilhas Gregas de Sustentáveis, o Instituto do Ambiente de Estocolmo – Escritório de Talin (Estónia), o Centro Internacional do Desenvolvimento Sustentável da Energia, Água e Sistemas Ambientais (Croácia), a Universidade La Sapienza de Roma – Departamento de Engenharia Astronáutica, Elétrica e Energética (Itália), Universidade de Frederick (Chipre), Chrysalis Leap Ida (Chipre), Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias, e o Município de More e Romsdal (Noruega).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 4 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.