[weglot_switcher]

‘Yields’ da zona euro tombam com BCE a por compra de ativos em modo ‘turbo’

A taxa das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos recua 8 pontos base para 0,171%, ou seja, mínimos de 16 de fevereiro, depois de o BCE ter anunciado uma aceleração significativa do ritmo de compra de ativos.
11 Março 2021, 13h24

As taxas das dívidas soberanas benchmark da zona euro no mercado secundário caem cinco ou mais pontos base esta quarta-feira, após o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai acelerar de forma significativa o ritmo de compra de  ativos no âmbito do programa de emergência pandémica no próximo trimestre em relação aos primeiros meses do ano.

A yield das Bunds alemãs a 10 anos, referência principal da dívida na zona euro, desce cinco pontos base para -0,361%, enquanto a equivalente de Espanha cai oito pontos base para 0,282%.

A taxa das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos recua 8 pontos base para 0,171%, ou seja, mínimos de 16 de fevereiro.

“O BCE acaba de decidir manter todos os seus instrumentos inalterados. Ainda assim, o comunicado sobre as decisões tomadas hoje teve uma mudança importante em relação a janeiro: vai antecipar suas compras de ativos no próximo trimestre”, disse Carsten Brzeski, global head of macro do ING.

“Após o recente aumento nas taxas das obrigações e o aquecimento dos receios sobre a inflação, os participantes no mercado começaram a especular se e como o BCE reagiria a estas alterações. O comunicado recém-divulgado sugere que o BCE está a tentar demonstrar a disponibilidade para colocar um teto sobre nas yields, sem dar sinais de pânico”, adiantou.

No mercado acionista, o índice Eurostoxx 600 sobe 0,44%, acelerando face aos ganhos da manhã. O índice nacional PSI 20 lidera os ganhos na Europa, a avançar 1,82%.

BCE vai acelerar ritmo da compra de ativos do programa de emergência ao longo do próximo trimestre

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.