A Younited – que concede crédito ao consumo em Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha – anunciou esta segunda-feira que angariou 60 milhões de euros e aumentou a sua avaliação para 1,1 mil milhões de euros, o que lhe conferiu o estatuto de unicórnio (empresa que vale mais de mil milhões de euros).
Em causa está uma nova ronda de investimento, dos seus principais acionistas, Eurazeo, Crédit Mutuel Arkéa, Bpifrance através do seu fundo Large Venture e do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs. O financiamento, necessário para consolidar o negócio dos empréstimos rápidos e desenvolver o canal de parceiros, surge mais de um ano depois do último, em maio de 2021.
“Embora a atividade histórica da Younited (Direct to Consumer) seja rentável em 2022 em todos os nossos cinco países, esta nova angariação permitir-nos-á continuar a investir na nossa tecnologia disruptiva, bem como no desenvolvimento da nossa segunda atividade (Parcerias) lançada mais recentemente”, explica o cofundador e presidente do conselho de administração da Younited, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.
Para Charles Egly, “esta angariação, apesar de um contexto de mercado marcado pelas incertezas macroeconómicas que estamos a viver, demonstra a confiança dos investidores da Younited”. “A Younited tem todas as cartas na mão para se tornar um ator importante na indústria de crédito europeia”, acrescentou o gestor da fintech com sede em Paris.
Na prática, o capital angariado servirá para continuar a implantação de crédito “instantâneo” e soluções de open banking nos cinco países nos quais está presente, bem como o desenvolvimento da sua unidade Parcerias, responsável por dar aos parceiros da empresa (comerciantes e instituições financeiras) a oportunidade de utilizar as tecnologias e conhecimentos internos da Younited. Ou seja, o know-how para terem também uma solução de crédito nas suas plataformas, por exemplo.
A Younited, que tem quase um milhão de clientes, vai fechar este ano com receitas totais de 190 milhões de euros, o que representa um aumento de 54% relativamente ao ano passado. O GMV (Gross Merchandise Value) subiu 70% para os 1,6 mil milhões de euros, permitindo-lhe almejar a rentabilidade em breve, i.e., até ao próximo ano. Aliás, a vertente Direct to Consumer (DTC), cujo GMV cresceu 50% em 2022, tem rendimento líquido positivo em França desde 2019 e em Itália desde 2021.
O DTC está na Península Ibérica desde 2018. “Esta oferta representa atualmente cerca de 40% dos empréstimos financiados pelo canal DTC em França, com um objetivo de 80% até ao final de 2023, 97% dos empréstimos financiados pelo canal DTC Espanha e 100% dos créditos financiados pelo canal Merchant Partnerships”, acrescenta a Younited, na mesma nota.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com