[weglot_switcher]

Yvette Cooper: quem é a ‘trabalhista’ que pode travar o Brexit?

“Jeremy Corbyn pensa que é o líder da oposição mas quem está a fazer o trabalho dos ‘trabalhistas’ é Yvette Cooper”, escreve o Financial Times. Saiba quem é a deputada que dá nome a uma das emendas que vai a votação esta tarde na Câmara dos Comuns.
29 Janeiro 2019, 16h23

Apresentada pela deputada trabalhista Yvette Cooper, a designada emenda ‘Cooper’ pretende conferir ao parlamento a possibilidade de aprovar uma lei exigindo que May peça uma extensão do artigo 50 (que indica a saída para 29 de março) caso a primeira-ministra não consiga aprovar o seu plano nesta terça-feira.

A verdade é que a ‘trabalhista’ já se converteu numa das estrelas da política britânica ao apresentar esta emenda que, caso seja hoje aceite por uma maioria de deputados, poderá colocar em causa a saída do Reino Unido da União Europeia.

Yvette Cooper, com a ajuda de alguns parlamentares pró-europeus do partido Conservador, apresentou a emenda que exige a May que solicite à União Europeia a referida extensão do artigo 50 até 31 de dezembro de 2019.

Na prática, a aprovação desta emenda irá, de acordo com os analistas, romper a tática negociadora de May que passa por ameaçar os deputados com um Brexit caótico caso não seja apoiado o plano da primeira-ministra.

Esta semana, um perito na análise da discussão sobre o Brexit, pertencente ao Financial Times, não hesitou em dizer “Jeremy Corbyn pensa que é o líder da oposição mas quem está a fazer o trabalho dos ‘trabalhistas’ é Yvette Cooper”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.