Comunicar, comunicar e comunicar. Esta será uma das palavras que ficará na história do ano 2020 como uma das mais importantes e também desafiantes. E quando falamos em comunicação referimo-nos a um conceito muito mais abrangente do que a mera transmissão da mensagem. Referimo-nos a todo o potencial e significado que esta palavra comporta, a nível não só pessoal, mas também a nível profissional.

É inequívoco que a pandemia mundial de Covid-19 veio alterar paradigmas, acelerar transformações pessoais e profissionais. As empresas que já haviam adotado mecanismos digitais de comunicação e marketing, analisando as flutuações e novas exigências do mercado, foram as mais eficientes e triunfantes no seu reposicionamento, pois rapidamente se adaptaram às novas regras e desenvolveram soluções de comunicação que depressa se generalizaram a um sem número de empresas em diferentes setores.

Reforçar os negócios com uma visão integrada é um caminho que urge, agora mais do que nunca, percorrer. Numa altura em que todas as empresas deverão ter uma estratégia assente na excelência dos seus serviços, paralelamente, terão de possuir um relato coerente, dinâmico e assertivo. A comunicação é, e sempre o foi, a chave para nos promovermos num mercado fortemente concorrido, com a apresentação de fatores e argumentos que nos diferenciam e que nos fazem crescer em épocas marcadas por crises económicas e sociais.

A criatividade com que se apresenta um determinado posicionamento será notado pelo target a que queremos chegar. O público irá sempre privilegiar as empresas mais inovadoras, com soluções personalizadas e pensadas à medida, pelo que uma estratégia sustentada na qualidade da comunicação irá sempre dar frutos para quem a implementa e para quem acredita na força de uma mensagem impactante.

As organizações terão de ser ágeis e criativas, pensando e empreendendo uma transformação comunicacional apoiada nas novas tecnologias. Abandonar a zona de conforto e abraçar esta era digital, que há muitos anos se tem vindo a impor e que ganhou velocidade com a pandemia, deve levar à aceleração tecnológica das organizações, enfrentando as exigências dos mercados através de respostas inovadoras.

Uma postura flexível e um posicionamento otimizado perante o consumidor levará a que as empresas se tornem mais competitivas e inabaláveis naquela que é o seu principal propósito. A nova realidade impõe medidas proativas. Comunicar num registo transparente, didático, com partilha de experiências é o primeiro passo da criação de uma identidade renovada e inspiradora.

As empresas desejam ser reconhecidas, mas para conquistar o consumidor necessitam, além de princípios básicos de atuação, de uma potente estratégia de comunicação. A coerência e constância da comunicação ao mercado poderá ter efeitos positivos e inesperados na perceção e reconhecimento da opinião pública.

A Comunicação não é algo que acontece, é algo que podemos e devemos fazer acontecer.