O programa Alentejo Empreender+ ajudou a criar e apoiou 93 microempresas na região e no Ribatejo, esperando que os resultados fomentem a criação de emprego e estimulem o tecido empresarial.
O projeto, iniciado em setembro de 2015, teve um investimento de 307 mil euros, com fundos europeus, formado por associações empresariais de Portalegre, Évora, Beja e Santarém, tinha como primeiro objetivo apoiar 30 ideias de negócio, mas superou este número.
“Nós tínhamos estimado 250 como número a atingir no final e verificamos, com muito agrado, que ele foi o triplo do que estava previsto. No total, nas diversas regiões e nas diversas sessões que foram desenvolvidas, estão registados 750 participantes, pessoas que sentiram que este projeto poderia apoiá-las”, disse o presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais, citado pela Lusa.
Jorge Pais salientou que o programa Alentejo Empreender+ teve a participação de uma ideia de negócio que foi considerada vencedora e materializada em Évora, o projeto “City Check”, que visa desenvolver uma aplicação de jogos sobre aspetos culturais e históricos das cidades e recebeu um prémio de 2.500 euros.
“Nos projetos que foram candidatados temos ideias que passam desde a economia social a projetos da área tecnológica ou pela fabricação de farinha de grilos”, afirmou Jorge Pais, acrescentando que o trabalho das associações empresariais envolvidas foi “despertar e mobilizar”, particularmente os jovens, para a constituição e o desenvolvimento dos seus próprios negócios.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com