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‘Anda’: como funciona a app para percorrer o Porto de transportes públicos

Novo sistema de bilhética promete tornar mais simples e, eventualmente, mais barato o uso de transportes públicos no Porto.
29 Junho 2018, 17h24

O principal título de transporte intermodal que permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto está desde esta sexta-feira disponível para qualquer telemóvel com sistema Android, através da aplicação Anda. Mais tarde, a aplicação deverá ser disponibilizada para iOS.

Com o Anda os utentes dos transportes públicos do Porto apenas necessitarão de encostar o telemóvel ao validador para iniciar uma viagem com tarifário Andante, seja no Metro do Porto, num autocarro ou num comboio urbano, dispensando assim a utilização de cartões ou dinheiro.

A aplicação Anda torna-se assim no título Andante desmaterializado, que evita preocupações com o tipo de viagens a comprar, no início de cada mês ou a cada deslocação, porque o sistema atribui a cada passageiro o tarifário mais favorável, enviando-lhe a fatura para casa, segundo explicações aos jornalistas, em janeiro, durante a apresentação do projeto.

A aplicação Anda foi criada por iniciativa da Transportes Intermodais do Porto.

O novo sistema de bilhética promete tornar mais simples e, eventualmente, mais barato o uso de transportes públicos no Porto.

Como funciona?
Primeiro é preciso descarregar a aplicação. Depois, criar uma conta pessoal e associar um modo de pagamento (cartão de crédito, débito, MBWay, por exemplo). Depois fazer login na aplicação e garantir que estão ligados os dados, o Bluetooth e o NFC [Near Field Communication] antes de iniciar a viagem.

Feita a primeira validação com o telemóvel, inicia-se a viagem e pode ir acompanhando na aplicação informações relativas ao percurso, aos custos associados, ao histórico de deslocações, por exemplo.

No final da viagem, ao sair do veículo, a aplicação vai dar por encerrada a viagem automaticamente em minutos.

A conta chega a casa ao fim do mês.

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