Segundo a sondagem realizada pelo instituto GAD3 e divulgada este domingo pelo diário La Vanguardia, mais de 80% dos catalães tenciona ir votar e a ERC (Esquerda Republicana da Catalunha, de Oriol Junqueras) seria o partido vencedor, com mais de 29% dos votos.
Em segundo surgiria o Cidadãos, com cerca de 21%. Em terceiro lugar aparece o Partido Socialista da Catalunha e, em seguida, surge o PDeCAT (Partido Democrata Europeu Catalão), de Carles Puigdemont, com pouco mais de 10%, o que seria uma enorme queda face ao resultado de 2012.
O presidente catalão destituído Carles Puigdemont será o cabeça-de-lista do Partido Democrata Europeu Catalão (PDeCAT) às eleições regionais de 21 de dezembro, anunciou hoje a formação independentista.
“Queremos que o presidente Puigdemont conduza a onda eleitoral que alcançaremos no dia 21”, disse a coordenadora do partido, Marta Pascal, no final de uma reunião do conselho nacional do PDeCAT.
Os cinco governantes destituídos apresentaram-se hoje de manhã na esquadra no número 202 da Rue Royal acompanhados pelos seus advogados. O Ministério Público de Bruxelas aceitou o mandado europeu de detenção emitido por Espanha em nome de Puigdemont e dos outros quatro ex-ministros catalães que estão na Bélgica, pelo que os cinco governantes da Catalunha destituídos serão detidos e presentes a um juiz belga, avança a agência de notícias espanhola Efe, citando fontes das autoridades belgas.
Além de Carles Puigdemont, apresentaram-se às autoridades quatro ex-conselheiros da Generalitat (o governo catalão): Antoni Comín (responsável pela pasta da Saúde), Clara Ponsatí (Educação), Lluís Puig (Cultura) e Meritxell Serret (Agricultura). Os ex-conselheiros da Generalitat que permanecem na Bélgica, ao lado do ex-líder catalão que, na sexta-feira, numa entrevista à RTBF, tinham afirmado que colaborariam com as autoridades belgas, prometendo entregar-se, se necessário, à justiça daquele país, mas não à justiça espanhola.
De acordo com o correspondente da RTP em Bruxelas, Puigdemont pediu um julgamento em língua flamenga para que seja nomeado um juiz flamengo, zona da Bélgica onde há maior simpatia pela causa catalã.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com