[weglot_switcher]

Cibersegurança, robótica ou uberização: As Indústrias do Futuro

O Grupo Almedina e a StartUp Lisboa lançam o debate sobre a economia mundial e as suas drásticas mudanças nos próximos 20 anos, tendo como mote a apresentação da obra Indústrias do Futuro, da autoria de Alec Ross.
5 Março 2017, 19h36

É já na próxima terça-feira, dia 7 de março, que decorre na StartUp Lisboa, a apresentação da obra “Indústrias do Futuro” do autor Alec Ross, um dos maiores especialistas norte-americanos em inovação.

A apresentação contará com a participação de Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da Academia de Código, Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk, Paulo Ribeiro, Diretor de Unidade de Negócio da Actual Editora, e de Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, que desempenhará o papel de moderador nesta iniciativa que promete debater o papel da economia mundial em torno das indústrias-chave do futuro, como a robótica, ciências da vida avançadas, codificação do dinheiro, inteligência artificial, cibersegurança ou big data.

A parceria entre as duas entidades, que teve como ponto de partida a apresentação da obra “Geografia dos Génios”, no passado dia 23 de janeiro, apresenta agora a obra “Indústrias do Futuro”, mantendo assim o compromisso de promoção e incentivo à inovação e indústrias criativas, trazendo para a agenda do dia o conceito de smart cities, que nos conduz para a uma genialidade altamente criativa e para a criação de novas oportunidades e de novos empregos.

“As Indústrias do Futuro” é um livro acerca da competitividade e daquilo que é preciso para as sociedades, as famílias e os indivíduos prosperarem a partir do fortalecimento do seu recurso mais crítico: as pessoas. Na obra, Ross aborda temas bastante atuais e polémicos relacionados, por exemplo, com a “uberização” da economia, deixando-nos alguns alertas: “Antes da chegada da Uber, havia em Milão, Itália e Lião, em França, duas ou três miniempresas de táxis que costumavam competir entre si. O proprietário de uma dessas empresas valeria um ou dois milhões de dólares. Seria um tipo rico na comunidade local. Havia disto em todas as cidades europeias. Deixaram todos de existir. O mesmo acontecerá no mundo inteiro (…) O resto do dinheiro fluirá para os acionistas da Uber, em Silicon Valley. Assim, um enorme pedaço do PIB italiano deslocar-se-á simplesmente para Silicon Valley.”

Alec Ross é um dos maiores especialistas americanos em inovação. Durante quatro anos, foi Consultor Sénior para a Inovação da Secretária de Estado Hillary Clinton, uma função que lhe mereceu o Prémio de Honra e Distinção pelo Departamento de Estado. É atualmente Distinguished Visiting Fellow na Universidade Johns Hopkins e trabalha como consultor de investidores, corporações e líderes governamentais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.