[weglot_switcher]

Compras: Há mais vontade de gastar do que de poupar

Observador Cetelem divulga estudo sobre as intenções de consumo neste Natal. Os consumidores entre os 25 e os 34 anos são os que revelam maior vontade de aumentar despesas.
22 Novembro 2016, 17h35

Na época festiva que se avizinha, os portugueses demonstram uma maior intenção de aumentar as despesas (33%) do que as poupanças (30%). O Observador Cetelem, que analisou o consumo e as intenções de compra dos portugueses, conclui que o saldo entre poupanças e despesas é de menos 3%, um valor próximo ao cenário de 2015 (menos 2%).

Considerando apenas as intenções de poupança, a faixa etária que mais tenciona poupar é a que se encontra entre os 35 e os 44 anos: 34% planeiam aumentar as suas economias.

Já os indivíduos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que menos tencionam poupar (20%). São também o grupo que, tendo em conta somente as intenções de despesa, menos pensa aumentar os seus gastos (18%).

Os consumidores entre os 25 e os 34 anos são os que revelam maior vontade de aumentar despesas (39%).

Por outro lado, analisando o balanço entre intenções de poupança e despesa, é possível concluir que os indivíduos entre os 45 e os 54 anos apresentam o saldo mais negativo (menos 7%), revelando o maior desequilíbrio entre a intenção de poupar (31%) e de gastar (38%). Na posição inversa, os grupos que apresentam um saldo positivo entre poupanças e despesas são os indivíduos entre os 35 e os 44 anos (2%) e entre os 55 e os 65 anos (3%).

Geograficamente, o sul destaca-se por ser a região onde mais se pretende poupar (43%) e, também, onde mais se pretende gastar (36%).

O estudo, desenvolvido em colaboração com a Nielsen, revela ainda que as categorias com maior intenção de compra para os próximos meses são lazer/viagens (14%) e telemóvel/smartphone (13%), seguidas por eletrodomésticos (9%), obras de remodelação/decoração (6%), computador pessoal (6%) e mobiliário (6%).

Curiosamente, e ao contrário da maioria das faixas etárias, no caso dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos são os eletrodomésticos que dominam as intenções de compra para os próximos meses (14%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.