Uma burla informática com cartões clonados estará na base de várias queixas apresentadas este fim-de-semana em diferentes esquadras da PSP da Margem Sul do Tejo, escreve hoje o Correio da Manhã (CM).
De acordo com o jornal, os titulares das contas atacadas deram pelo sucedido quando consultaram o seu extrato bancário e perceberam que tinham existido movimentos de quantias avultadas. Segundo uma das vítimas do ataque, “foram feitos levantamentos de 100 euros durante a noite. Liguei para a linha de apoio do meu banco, onde me disseram para apresentar queixa imediatamente à PSP”. De acordo com o jornal diário, terão existido pelo menos dez queixas.
As autoridades estarão a tentar perceber de que forma foram copiadas as bandas magnéticas dos cartões, quais as caixas multibanco onde foram colocados os sistemas de cópia de cartão, assim como a forma de apropriação dos códigos ‘PIN’.
A SIBS, entidade gestora da rede multibanco, afirmou ao CM que ainda não tinha conhecimentos destas queixas, mas adiantou ter recebido um pedido de ajuda da entidade homóloga espanhola, após ter sido detetada uma rede de burlões a atuar junto à fronteira com Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com