[weglot_switcher]

Crédito malparado das famílias e empresas aumenta

A percentagem de famílias e empresas com créditos vencidos aumentou em feveiro, segundo números divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
28 Março 2017, 12h14

A percentagem de famílias com crédito vencido de empréstimos aumentou em feveiro para 13,5%, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior. No entanto, na comparação homóloga, a percentagem de famílias diminuiu em relação aos 14,3% registados em fevereiro de 2016, de acordo com o boletim estatístico divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

O rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias aumentou 0,1 p.p. entre janeiro e fevereiro e fixou-se nos 5%. No que diz respeito aos empréstimos concedidos, a taxa de variação anual foi de -1,2% no mês passado, face aos -1,5% no primeiro mês do ano. “Esta evolução é influenciada principalmente pelo segmento dos empréstimos ao consumo e outros fins, que apresentou uma tva de 4,3%, mais 0,7 p.p. que em janeiro”, refere o relatório do BdP.

Nas sociedades não financeiras, a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,4 p.p. e situa-se nos 27,9%. O rácio de crédito vencido situou-se em 16,2%, mais 0,1 p.p. do que no mês anterior. A atribuição de empréstimos também subiu na comparação homóloga e foi de -2,6%. Os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentaram uma taxa de variação anual de 0%, o que significa um aumento de 0,2 p.p. face a janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.