[weglot_switcher]

Elétricos da Audi terão painéis solares

Em cooperação com a Hanergy, a Audi quer integrar painéis solares nos tejadilhos panorâmicos dos seus modelos elétricos, com o objetivo de aumentar a sua autonomia. O primeiro protótipo espera-se até final deste ano. A Audi e a Alta Devices, subsidiária da chinesa Hanergy, especialista em emergia solar, estão a colaborar num projeto que tem […]
23 Agosto 2017, 10h16

Em cooperação com a Hanergy, a Audi quer integrar painéis solares nos tejadilhos panorâmicos dos seus modelos elétricos, com o objetivo de aumentar a sua autonomia. O primeiro protótipo espera-se até final deste ano.

A Audi e a Alta Devices, subsidiária da chinesa Hanergy, especialista em emergia solar, estão a colaborar num projeto que tem como objetivo a implementação de painéis solares nos tejadilhos panorâmicos dos modelos elétricos da marca alemã. Com o objetivo de gerar energia para aumentar a autonomia dos veículos elétricos, o primeiro protótipo é esperado até ao final. Nesta primeira fase, A Audi e a Hanergy querem integrar as células da Alta Device num tejadilho panorâmico. Para o futuro, a ideia é a de cobrir a quase totalidade do tejadilho com células fotovoltaicas.

A eletricidade gerada será canalizada para o sistema elétrico do automóvel, servindo para suportar o ar condicionado ou o aquecimento dos bancos, aumentando a eficiência do sistema e, consequentemente, a autonomia de um veículo elétrico. Produzidas pela Alta Devices na Califórnia, EUA, estas células fotovoltaicas têm uma eficiência de mais de 25%, são final e flexíveis e apresentam boa performance em condições de baixa luminosidade e altas temperaturas.

“A autonomia de veículos elétricos é decisiva nos critérios de escolha dos nossos clientes. Juntamente com a Hanergy, planeamos instalar tecnologia solar em todos os nossos veículos elétricos, o que irá aumentar a sua autonomia e é também sustentável”, afirma Bernd Martens, membro da administração da Audi com o pelouro das Compras. Mais tarde, a energia solar poderá mesmo alimentar as baterias dos veículos elétricos da marca, acredita Bartens: “Isso seria uma efeméride no caminho para conseguir uma mobilidade sustentável e livre de emissões”, terminou.

Ding Jian, vice-presidente da Hanergy Thin Film Power Group Limited e CEO da Alta Devices, afirmou que “esta parceria com a Audi é a primeira da Alta com uma marca premium do setor automóvel. Ao combinar os nossos avanços continuados na área da tecnologia solar e a vontade de a Audi alcançar uma mobilidade sustentada, moldaremos o carro solar do futuro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.