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Eletrificação da linha do Minho com investimento superior a 80 milhões de euros

A entrada ao serviço desta linha eletrificada do Minho, entre Viana do Castelo e Valença, deverá ocorrer no quarto trimestre de 2019.
19 Março 2017, 16h48

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a promover um investimento superior a 80 milhões de euros na eletrificação da linha ferroviária do Minho.

Na passada quinta-feira, a IP lançou o concurso público para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Minho entre Viana do Castelo e em Valença, num investimento previsto de 23 milhões de euros.

Trata-se de uma obra a executar num troço de cerca de 49 quilómetros.

Esta obra prevê a instalação de catenária ao longo da via entre Viana do Castelo e Valença; o alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros nas estações e apeadeiros; a execução de estações técnicas em Carreço e Carvalha; o rebaixamento da via-férrea nos túneis de Seixas e Gondarém; a estabilização de taludes, construção de sistemas de drenagem e de estruturas de suporte e contenção; e a impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém.

“A empreitada de eletrificação do troço Viana do Castelo – Valença/Fronteira é uma obra complementar à empreitada atualmente a ser executada entre Nine e Viana, ambas inseridas no projeto de modernização da linha do Minho”, explica um comunicado da IP.

O mesmo documento acrescenta que “a concretização destas duas empreitadas de requalificação e eletrificação da linha do Minho numa extensão de 93 quilómetros, dotará a via da capacidade de circulação de comboios de tração elétrica em toda a sua extensão até à fronteira com Espanha e representa um investimento superior a 80 milhões de euros”.

Na prática, e eletrificação dos dois troços da linha ferroviária da linha do Minho irão exigir um investimento de cerca de 83,2 milhões de euros.

A entrada ao serviço desta linha eletrificada deverá ocorrer no quarto trimestre de 2019.

“A modernização da linha do Minho contribuirá para o aumento de eficiência e atratividade do transporte ferroviário em termos de aumento da capacidade, quer em número de comboios quer termos do seu comprimento; a redução dos custos de transporte; a redução dos tempos de trajeto e a melhoria das condições de segurança e fiabilidade”, sublinha o referido comunicado da IP.

A linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização é fundamental para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.

 

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