O presidente Trump nomeou Jerome Powell como presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), de acordo com os media norte-americanos.
Tal como Yellen, o advogado Powell foi nomeado para governador da Fed em 2012 por Obama, mas é republicano e tem também no currículo funções de sub-secretário do Tesouro na administração George H. W. Bush. “Este é o candidato da continuidade caso Trump não decida renomear Yellen, com a perceção que ele tem uma posição semelhante sobre as perspetivas das taxas de juro”, explicou o ING, antes da nomeação de Jerome Powell.
Mandato repleto de desafios
Tal como Yellen, o advogado Powell foi nomeado para governador da Fed em 2012 por Obama, mas é republicano e tem também no currículo funções de sub-secretário do Tesouro na administração George H. W. Bush. Powell poderá ter mais hipóteses que Yellen não só pelas ligações partidárias, mas especialmente pela postura em relação à regulamentação, segundo os analistas.
Há, no entanto, pelo menos uma garantia: seja quem for o escolhido, vai iniciar um mandato em circunstâncias desafiantes. Terá de tentar manter a autonomia do banco central, enquanto lida com uma administração que lhe poderá querer limitar os poderes. Em termos de política monetária, terá de conjugar a necessidade de continuar o rumo da inversão com as expetativas dos mercados, num contexto no qual a subida da inflação deverá permanecer teimosamente lenta.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com