[weglot_switcher]

Estação espacial chinesa a caminho da Terra deverá atingir vários países europeus

A ESA vai reentrar na atmosfera terrestre entre janeiro e março do próximo ano mas a Agência Espacial Europeia já conseguiu delimitar a área do planeta onde esta poderá cair. A Europa pode estar na rota da ESA.
8 Novembro 2017, 17h26

As partes da estação espacial chinesa (ESA) que ‘sobreviverem’ à entrada na atmosfera terrestre deverão cair numa faixa entre as latitudes 43ºN e 43ºS. Mas onde exatamente? A Agência Espacial Europeia apenas consegue determinar que esse ‘lixo espacial’ vai cair numa gigante faixa do planeta Terra onde se cruzam vários continentes, como a Europa.

Holder Krag, chefe da divisão de lixo espacial da Agência Espacial Europeia, é citado no site da Agência Espacial Europeia a referir que “a reentrada pode acontecer em vários pontos do planeta Terra entre essas latitudes, e essa previsão de queda inclui vários países europeus”.

A Tiangong 1 foi a primeira estação lançada para o espaço pelo governo chinês em 2011. Apresentada na altura como uma vitória da tecnologia chinesa, a Tiangong destinava-se a realizar pesquisas científicas e recebeu vários astronautas a bordo.

O seu tempo de vida útil foi atingido no início deste ano, após o qual entrou numa rota de descida controlada e, se tudo corresse como previsto, iria desintegrar-se ao entrar na órbita terrestre.

O problema é que nem tudo correu como planeado, como já vieram admitir os responsáveis da agência espacial chinesa, que reconheceram ter perdido o contacto com a Estação.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.