[weglot_switcher]

Estudantes e empreendedores ‘espaciais’ já se podem candidatar a experimentar gravidade zero num avião da Airbus

A competição ActInSpace, que se realiza em Coimbra, é coordenada pela Agência Espacial Francesa, a Agência Espacial Europeia e a Airbus. O vencedor em Portugal terá lugar Toulouse Space Show 2018, onde poderá ter oportunidade de realizar um voo parabólico.
3 Maio 2018, 16h56

Os estudantes e empreendedores portugueses que desenvolvam aplicações relacionadas com o espaço já se podem candidatar à competição ActInSpace, um concurso que, em Portugal, se vai realizar nos próximos dias 25 e 26 de maio, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

A iniciativa, coordenada pela Agência Espacial Francesa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus, vai permitir à equipa nacional vencedora disputar o primeiro lugar na final internacional no Toulouse Space Show 2018, a realizar-se nessa cidade francesa a 27 de junho. Depois, o vencedor internacional ganha um voo parabólico a bordo da Airbus Zero-G para experimentar a sensação de gravidade zero, com a qual se treinam os astronautas.

Descansem os inovadores com ‘menos sorte’ para concursos, porque quem tiver ideias disruptivas pode ganhar a oportunidade de receber apoios dos centros de incubação da ESA – como o português ESA BIC Portugal – e de parceiros da agência, para que possam acelerar os seus projetos.

A ActInSpace acontece em simultâneo em 70 cidades de todo o mundo durante 24 horas. Os participantes têm um dia para desenvolver soluções tecnológicas espaciais que respondam aos desafios lançados pela organização, mas contam sempre com o apoio de mentores e especialistas técnicos.

Os jovens interessados no concurso podem inscrever-se em: https://actinspace.org/register

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.