Quando falamos em telemóveis hoje em dia, uma imagem vale mais do que muitas palavras. E por esse mesmo motivo o Jornal Económico aproveitou o concerto da banda de rock norte-americana Aerosmith.
Para quem conhecer bem o arena sabe que o Balcão 1 é o mais longe do palco, e esta foi uma boa forma de testar a qualidade do zoom do Xperia XA1.
O smartphone tem uma câmara de 23 megapixels, e uma câmara frontal de 8 megapixels, com uma lente grande angular (ou seja, efeito fisheye) que não foi testada no concerto, mas sim na redação. A câmara tem um sensor Exmor RS e e objetiva F2.0, permitindo que a qualidade deste modelo seja superior aos anteriores.
O obturador por gestos deteta automaticamente a palma da mão e tira a selfie passado uns segundos.
No vídeo deste artigo pode ver-se o autofocus do telefone. A qualidade das câmaras não desilude, no entanto, o telefone demora um pouco a processar as fotografias.
O Xperia XA1 adapta-se muito bem à palma da mão, não sendo excessivamente grande. É dos telemóveis recentes mais pequenos, mas o visor de 5” de largura total (720p) quase que imita um equipamento maior.
Tem 3 GB de RAM e memória interna de 32 GB, podendo chegar aos 256 GB com cartão micro SD.
É um telemóvel divertido de usar. O sistema operativo é o Android, com versão 7.0 instalada. Este Sony Xperia XA1 proporciona maior rentabilidade da velocidade, através da função Smart Cleaner, que desativa automaticamente as aplicações que não estão a ser utilizadas, otimizando também o armazenamento e a memória.
Este Sony Xperia está à venda por cerca de 299,99€.
Veredicto final: Se quiser um telefone fino e que ocupe pouco espaço nos bolsos das calças, com uma boa câmara e uma boa relação preço/qualidade o Sony Xperia XA1 é uma das melhores opções disponíveis no mercado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com