Qualquer que seja a pergunta, parece haver sempre uma resposta pronta através de uma pesquisa rápida no motor de busca da Google. Afinal, a empresa não tem solução para tudo, mas está a resolver a questão. Uma investigação da Alphabet, detentora da Google, tem se focado na inteligência artificial para perceber em que condições podem os robots podem cooperar com os humanos em vez de competir.
“Quando os robots forem soberanos, vão decidir matar-nos ou cooperar connosco?”: é esta a pergunta a que a Google não consegue responder, segundo a Bloomberg. A unidade de inteligência artificial da Alphabet em Londres, a DeepMind, está empenhada em desvendar este mistério.
Investigadores da DeepMind estão a estudar condições para optimizar a cooperação de robots, uma questão que poderá ter implicações na forma como os computadores gerem sistemas complexos com informação imperfeita. De acordo com o responsável pelo grupo de investigação, os primeiros estudos indicam que o ambiente é determinante para a cooperação ou competição dos robots.
Apesar de não ter implicações imediatas reais, os investigadores acreditam que o estudo poderá ajudar a criar um mundo cheio de entidades inteligentes, tanto humanos como informáticas, que possam gerir sistemas desde redes de transportes a mercados financeiros.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com