A Caixa Geral de Depósitos acaba de anunciar que, na sequência de um processo negocial iniciado em finais de 2015, foi agora formalizado um “Contrato de Compra e Venda e outras Avenças” com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários e os Acionistas da Rico Corretora de Títulos e Valores Mobiliários para alienação desta entidade, na qual a CGD detém, indiretamente, através do Caixa – Banco de Investimento e do Banco Caixa Geral – Brasil interesses económicos representativos de 51% do seu resultado.
Isto é o Caixa BI e o Banco Caixa Geral – Brasil acordaram vender os 51% que tinham na corretora aos accionistas que tinham os outros 49%.
A XP Investimentos anunciou no Brasil a aquisição de 100% do capital da Rico, transação que ainda terá de ser aprovada pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade).
O valor de venda dos interesses económicos da CGD “representa à data de hoje um valor global de 203 milhões de reais, equivalente a 55 milhões de euros, valor a ser atualizado até à conclusão da transação com prémio face à taxa de juros brasileira. “A concretização da transação de venda da Rico encontra-se dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Económica brasileiro”, diz a CGD em comunicado ao mercado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com