[weglot_switcher]

‘Hackers’ põem Multibanco a cuspir notas

Um grupo de piratas informáticos atacou caixas de multibanco e colocou-as a expelir notas descontroladamente. A situação ocorreu em países europeus e asiáticos.
REUTERS / Danish Siddiqui
25 Novembro 2016, 10h25

No dia em que começam os super descontos da Black Friday, que reação teria se encontrasse uma caixa de Multibanco a vomitar notas sem aparente explicação? A verdade é que o insólito aconteceu em vários países da Europa e da Ásia.

Em causa está uma falha de segurança nas caixas, que permitiu a vários hackers invadirem o sistema informático das plataformas, conforme avançou a cadeira de rádio espanhola “Cadena Ser”. Os criminosos podem escolher os Multibancos que quiserem, em qualquer momento, programarem-nas e recolherem o dinheiro que elas expelirem.

Segundo a Group IB, os hackers terão conseguido invadir parte da rede interna de Multibanco e enviaram um pedido para que as caixas extraíssem as notas. Espanha está entre os países mais afetados por este ataque informático, mas houve igualmente registos na Arménia, Bulgária, Holanda, Polónia, Reino Unido e Rússia, de acordo com aquilo que a empresa especializada em cibersegurança adiantou.

Há suspeitas de que, para comprometer as redes em causa, os burlões terão usado ficheiros informáticos infetados, enviados por email para responsáveis dos grupos bancários. A notícia da “Cadena Ser” indica que terão sido esses ficheiros executáveis a verdadeira porta de entrada para as redes Multibanco, bem como o facto de estarem remotamente ligados aos servidores ter-lhes-á permitido apagar os registos dos roubos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.