A Airbus Defense and Space está a desenvolver um novo sistema de contacto automático para reabastecimento aéreo (AAR) de aviões de caça a partir da sonda de reabastecimento de uma aeronave reabastecedora.
Esta tecnologia foi testada pela primeira vez no passado dia 21 de março, numa operação conjunta entre a Airbus e a Força Aérea Portuguesa. Durante os 75 minutos que durou a operação, levada a cabo ao largo da costa portuguesa, foram efetuados os seis contactos programados, em condições de voo de 270 KT e a 25 mil pés de altitude. Ambas as tripulações relataram uma operação sem falhas.
O novo sistema de contacto, que não requer equipamento adicional por parte do recetor e tem como objetivo reduzir a carga de trabalho do operador da lança, poderá vir a ser introduzido nas próximas unidades do A330 MRTT (avião reabastecedor da Airbus). A acontecer, tal poderia ainda melhorar a segurança destas operações e otimizar a taxa dos AAR em condições operacionais, maximizando a eficiência em combate.
A grande inovação do sistema é a utilização de técnicas de processamento de imagem oriundas da divisão espacial da Airbus para determinar a posição do recetáculo de reabastecimento da aeronave recetora. Quando tal acontece, é então ativado o sistema, cujo sistema automatizado de controlo de voo direciona a lança para o recetáculo do recetor. Adicionalmente, o sistema oferece três modos distintos de operação do feixe telescópico da lança: manual, automático com manutenção da distância, e totalmente automático, para executar o contacto.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com