[weglot_switcher]

Mais de mil iniciativas dinamizam formação profissional na UE

Decorre até sexta-feira próxima a segunda Semana Europeia da Formação Profissional: o ensino e a formação profissionais como primeira escolha. Só em Portugal realizam-se 30 iniciativas.
20 Novembro 2017, 16h06

Mais de 1 000 eventos estão a decorrer em toda a Europa — nos 28 Estados-Membros da União Europeia, bem como na Noruega, no Lichenstein, na Suíça, na Islândia e nos países candidatos à UE.

O objetivo é inspirar as pessoas a descobrir, utilizar e melhorar os seus talentos e capacidades através do ensino e formação profissionais.

Por cá, esta tarde, a Associação Direito de Aprender organiza, no ISCTE,  um fórum dirigido a profissionais de educação e formação de adultos, abrangendo três grandes temas: Educação de Adultos num Mundo Digital, Aprendizagem ao Longo da Vida na Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e Educação de Adultos hoje e aqui. Em todo o país realizam-se mais de 30 eventos.

Durante estes dias, por toda a Europa, os empregadores estão a abrir as suas portas para mostrar oportunidades e benefícios da formação no local de trabalho. A título de exemplo, a Nestlé organiza eventos em 16 estados-membros da UE. Na Eslováquia, a fábrica da Nestlé de Prievidza organiza um Dia “Portas Abertas” para estudantes dos 14 aos 15 anos, que devem decidir em breve sobre o futuro da sua educação e formação.

A fundação belga Master Talent Foundation organiza estágios para talentos culinários na Bélgica e no estrangeiro, com cozinheiros, chocolateiros, padeiros, pasteleiros e talhantes do segmento mais elevado da gastronomia na Bélgica e em todo o mundo.

O Centro de Formação Profissional Técnica de Budapeste organiza, em 23 e 24 de novembro de 2017, a final do 5.º Concurso Nacional de Formação Profissional. O concurso está articulado em torno de conhecimentos essenciais das TI.

A escola de Construção de Taline é um centro de formação profissional nos setores da construção, madeira e energia elétrica, que celebra o seu 70.º aniversário este ano. Para além da organização de jornadas abertas em vários seminários, os estudantes estão igualmente a fabricar 100 cadeiras para oferecer às Aldeias de Crianças SOS em novembro e dezembro de 2017.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.