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Mercedes-Benz Classe X chega em novembro

Apresentada na Cidade do Cabo, África do Sul, a primeira pick-up da Mercedes-Benz quer atrair novos clientes para este segmento. Chega em novembro ao mercado europeu.
19 Julho 2017, 11h28

A Cidade do Cabo, na África do Sul, foi a cidade escolhida para a revelação do Mercedes-Benz Classe X, a primeira pick-up do construtor alemão e a primeira de um fabricante premium, com o objetivo de abrir o espetro do segmento das pick-ups a novos grupos de clientes. Com o Classe X, a Mercedes-Benz Vans expande o seu portfólio e preenche a lacuna existente entre os veículos comerciais ligeiros e os veículos ligeiros de passageiros, mais um passo na sua estratégia de crescimento global.

A produção será garantida através da cooperação com a Renault-Nissan, que garante ainda a maior parte dos componentes, oriundos da Nissan Navara. Assim, as unidades destinadas aos mercados europeus, australianos e da África do Sul serão produzidas na fábrica de Barcelona, sendo as unidades destinadas aos mercados da América Latina produzidas, a partir de 2019, na fábrica de Córdoba, na Argentina. Com lançamento na Europa agendado já para novembro, fica para 2018 o lançamento na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, seguindo-se a Argentina e o Brasil, em 2019.

A Mercedes-Benz acredita que este novo modelo é versátil o suficiente para ser usado como pick-up todo-o-terreno, mas também como viatura para famílias e para um estilo de vida urbano. Para tal, aposta na dinâmica de condução e no conforto, design, segurança e conectividade. O Classe X estará disponível em três níveis de equipamento: Classe X Pure, que a Mercedes afirma ser ideal para uma utilização robusta e funcional; Classe X Progressive, que se destina a quem procura uma pick-up com estilo extra e uma forte vertente de conforto; e Classe X Power, o topo de gama do Classe X, que a Mercedes aponta a clientes para os quais o estilo, a performance e o conforto são essenciais.

Além do estilo e equipamento, esta pick-up oferece ainda inegáveis capacidades para o trabalho, como a capacidade de carga de 1,1 toneladas ou as 3,5 toneladas que consegue rebocar. A primeira pick-up da marca da estrela será animada por motores de 4 e 6 cilindros, a que se unem transmissões manuais de 6 velocidades e automáticas de 7 relações. No modelo X 220 d, com um único turbocompressor, o motor 2.3 de quatro cilindros oferece 163 cv de potência, que aumenta para 190 cv no caso do X 250 d biturbo, que monta o mesmo motor.

Em 2018 chegará à gama o X 350 d, com um motor V6 Diesel de 258 cv e 550 Nm de binário máximo, tração integral 4Matic e transmissão automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus, com patilhas no volante, função ECO start/stop e Downhill Speed Regulation (DSR) de série.

Com 1632 milímetros na frente e 1625 milímetros na parte traseira, o Classe X tem eixos mais largos do que a maioria dos seus concorrentes e garante maior estabilidade de condução. A tração comutável 4Matic, disponível nos motores a Diesel X 220 d 4Matic e X 250 d 4Matic. A tração dianteira pode ser engrenada eletricamente, dependendo do terreno.

A nível de conectividade, o Classe X estreia um módulo de comunicação com um cartão SIM integrado, que permite utilizar os serviços do Mercedes Me Connect, bem como aceder à viatura via smartphone. Adicionalmente, o Classe X vem equipado com um touchpad multifunções e sistema multimédia integrado Comand, controlo de voz Linguatronic e acesso à Internet via smartphone.

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