Em causa estão 1.500 milhões de euros de obrigações seniores emitidas ainda pelo BES com garantia do Estado e que ainda estão no balanço do Novo Banco e que vencem a 17 de fevereiro deste ano. Esta é a última de um conjunto de três emissões no valor total de 3.500 milhões de euros, cujas datas de vencimento tinham sido prolongadas no ano passado.
A instituição liderada por António Ramalho anunciou ao mercado, hoje 14 de fevereiro, que a partir da próxima sexta-feira “estão a pagamento o reembolso final e os juros correspondentes ao cupão nº 20” da linha de obrigações garantidas colocadas a 17 de Fevereiro de 2012.
Com o pagamento na maturidade destas obrigações, o Novo Banco conclui o reembolso de três emissões de dívida garantida pelo Estado, num total de 3.500 milhões de euros.
Em novembro do ano passado o Novo Banco antecipou o pagamento de uma emissão de obrigações seniores no valor de mil milhões de euros, que vencia no final desse ano.
Depois em dezembro, o Novo Banco antecipou o pagamento de mais uma emissão, dessa vez de 700 milhões de euros, de obrigações sénior com garantia do Estado
Inicialmente, a maturidade das emissões terminava em dezembro de 2014, e janeiro e fevereiro de 2015. No entanto, na sequência da resolução do BES, a data de vencimento foi alargada, o que justificou que, por decisão da Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia (DGComp, na sigla inglesa), a instituição ficasse sujeita às regras europeias das ajudas de Estado. Para conseguir o alargamento do prazo de reembolso destas três emissões o Estado teve de acordar compromissos com a DG Comp europeia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com