[weglot_switcher]

Número de fusões e aquisições em Portugal aumenta 39%

A maior transação do mês de abril foi a compra de 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito em Espanha da Repsol por parte da EDP Naturgas Energía por 116 milhões de euros
22 Maio 2017, 08h06

O mercado de fusões e aquisições de Portugal registou 25 transações no mês de abril, segundo o mais recente relatório do Transactional Track Record (TTR). Os dados mostram um aumento de aproximadamente 39% face ao período homólogo, sendo que a maior transação de abril foi a compra de 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito em Espanha da Repsol por parte da EDP Naturgas Energía por 116 milhões de euros.

Das 25 operações de M&A, 11 tiveram valores de 726 milhões de euros e superam em 86% o montante de abril do ano passado. O destaque do mês é o subsetor elétrico, que contabilizou cinco transações. “Na sequência está o subsetor imobiliário com quatro, que no acumulado do ano permanece como o segmento mais ativo, com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Só em 2017 já são 20 transações. No pódio do ano ainda estão tecnologia (13), distribuição e retail (12) e financeiro e seguros (11)”, refere ainda o relatório do TTR.

Recorde-se que, de acordo com os últimos dados, o país totaliza 121 operações de M&A desde o início do ano, atingindo um valor total de 9,1 milhões de euros, o que significa um crescimento de 297% comparativamente ao mesmo período de 2016. O mercado português apresenta 40 operações de cross-border inbound em 2017. O país com mais impacto nestas contas é a Espanha, que retirou a coroa aos Estados Unidos da América deste o início do ano. Quanto ao outbound, conta com quatro investimentos este ano – dois em Espanha, um na Grécia e um no Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.