‘Cada vez mais chegam investidores a Portugal que pretendem investir em imobiliário, mas que não querem perder tempo em burocracias, licenciamentos, questões jurídicas, projetos de arquitetura e obras. O que desejam é investir e saber que rentabilidade vão ter com o investimento realizado. É por isso que cada vez mais contratam empresas que podem fornecer todos esses serviços e ter um produto ‘chave-na-mão’.
As consultoras imobiliárias já fazem esse papel. Agora, um promotor português que pode dar todo esse apoio e até ser parceiro, é algo que ainda está a dar os primeiros passos. É o caso do JPS Group, que além de promotor, criou recentemente a JPS Real Estate Investments, que tem o objetivo de se distinguir no setor imobiliário pelo seu posicionamento ‘one stop advisor’. O novo projeto da empresa procura focar-se na integração e transversalidade de serviços e na estruturação e prossecução das estratégias imobiliárias mais adequadas a cada caso. Segundo João Sousa, CEO do JPS Group, “é, sem dúvida, uma área de negócio que está por explorar no nosso país”. O responsável, assegura que o grupo vem desta forma preencher uma lacuna que tem vindo a aumentar de dia para dia, como consequência natural deste boom no mercado imobiliário. “Boom esse para o qual as empresas e o próprio mercado não estavam preparados”, admite.
João Sousa explica que com o número crescente de investidores estrangeiros em Portugal, tem-se assistido a uma compra descomedida de imóveis, cujos projetos ficam por desenvolver, muitas vezes por falta de apoio, não só financeiro como técnico. “Um investidor que chegue a Lisboa e adquira um imóvel, vê-se posteriormente obrigado a associar-se a um gabinete de arquitetura, a uma empresa de marketing, a realizar parcerias com mediadoras, e por aí fora , até à fase do ‘chave-na-mão’. E tudo isto tem custos muito antes de o projeto estar apto para ser colocado no mercado”, refere.
O que a JPS Real Estate Investments pretende fazer é ser o parceiro por excelência. Associa-se ao investidor e monta todo o processo. Para tal, coloca à disposição um conjunto extenso de serviços através dos seus departamentos: Financeiro; Real Estate Investments – Research & Consultoria; Estudos Prévios – Arquitetura e Engenharia; Comunicação e Marketing; e Comercial.
Esta necessidade do mercado acontece numa altura em que ainda existe muito para desenvolver, quer no centro de Lisboa, quer na periferia e mesmo noutras zonas do país. Mas, falando especificamente de Lisboa, onde o boom do mercado imobiliário é mais notável, existem muitos prédios que foram adquiridos por investidores estrangeiros e que se encontram parados. “Mais uma vez, acredito que a falta de apoio técnico e mesmo financeiro para desenvolver estes projetos, sobretudo os mais ambiciosos, sejam os principais fatores.
A carência de oferta no mercado continua a inflacionar os valores por metro quadrado e existe uma necessidade crescente de diversidade de produtos, quer no produto em si, quer nos valores e clientes a que se destina”, assegura o responsável.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com