A petição intitulada “Impedir o nome Mário Soares no Aeroporto do Montijo” foi admitida na Assembleia da República em outubro. Segundo o Expresso online, que dá conta da polémica levantada pelo pedido, devido ao facto do aeroporto ainda nem existir e à crueza da linguagem utilizada, a petição aguarda agendamento para eventual discussão em plenário.
“Estando o povo português tão ávido de ideias agregadoras da sua identidade, o nome do novo Aeroporto deveria considerar os verdadeiros heróis aeronáuticos portugueses como Gago Coutinho ou Sacadura Cabral ou os verdadeiros heróis da Revolução como o General Jaime Neves ou o Capitão Salgueiro Maia que tanto foram votados ao esquecimento”, diz o texto que foi assinado por 13.486 pessoas e entregue no Parlamento, em março último.
O documento apela ainda aos deputados para que não escolham “nenhum nome fracturante da Identidade Portuguesa devendo ficar colocada de parte o nome de Mário Soares para esse Aeroporto ou qualquer obra de Grande envergadura.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com