O porto de Sines comemora este ano 40 anos de existência e um dos pontos altos do programa de comemorações oficiais será a realização, em Lisboa, de uma conferência dedicada ao tema “Sines 5.0 – ativo estratégico da economia nacional”.
Esta conferência, a realizar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, ainda não tem data marcada, mas será secundada em novembro, por uma outra, a decorrer em Sines, sob o tema ‘Sines daqui a 40 anos’.
Na apresentação, liderada por José Luís Cacho, presidente da APS – Administração do Porto de Sines, que decorreu ontem, esta responsável, sublinhou que o objetivo desta iniciativa “é criar algum pensamento para o futuro, tentar perspetivar como será o porto de Sines daqui a 40 anos”.
Já Francisco Mendes Palma, administrador da AICEP Global Parques, um dos parceiros da APS nesta iniciativa, explicou que a conferência a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian irá assentar em três pilares fundamentais: a memória, o valor e a perspectiva”.
“A memória, para percebermos e termos mais consciente a memória do que é o projeto de Sines; o valor, na acepção do valor económico de Sines e, para isso irá ser apresentado e divulgado brevemente um estudo que está a ser feito em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa que revelará o valor económico do projeto de Sines; e a perspetiva das valências de Sines, ao nível industrial e portuário”, adiantou Francisco Mendes Palma na apresentação do programa de comemorações do 40º aniversário do porto alentejano.
A apresentação do programa completo de comemorações do porto alentejano decorreu ontem em Sines, numa iniciativa conjunta da APS, Câmara Municipal de Sines, AICEP Global Parques e Comunidade Portuária de Sines (CPSI).
Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, mostrou-se muito otimista com o conjunto de realizações esperadas ao longo do ano com este 40º aniversário do porto, com destaque para a Tall Ships Race, que irá decorrer de 28 de abril a 1 de maio.
“É com grande prazer que vamos receber este evento, onde tivemos a concorrência de grandes cidades nacionais e que foi ganho por nós”, sublinhou o presidente da Câmara de Sines. “Esperamos com este evento trazer muitos milhares de pessoas a Sines”, confidenciou o autarca.
Por fim, o recém-eleito presidente da CPSI, Jorge d’Almeida, que representa as empresas que operam no perímetro do porto de Sines, demonstrou um “apoio completo a estas iniciativas, que continuarão a criar massa crítica para trazer mais desenvolvimento ao crescimento notável que têm tido a cidade e o porto de Sines”.
As comemorações do 40º aniversário da APS envolvem várias iniciativas, que vão decorrer ao longo do ano, tendo como datas de referência o dia 19 de junho, data da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que deu início a todo o processo da sua formação, e culminarão no dia 14 de dezembro, data oficial do aniversário.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com