Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, diz, numa entrevista ao último número da revista ‘Turismo de Lisboa’, que a oferta hoteleira do município está aquém da procura.
Segundo essa publicação, a procura turística verificada no território de Alcochete no indicador total de hóspedes foi de 6.383 em 2014, 7.374 em 2015 e 8.805 em 2016.
Dados da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa referentes ao primeiro semestre de 2017, embora ainda provisórios, transmitem um crescimento de 24% da procura interna e de 29% da procura externa.
Esse dados apontam para uma procura pelo território de Alcochete maioritariamente por parte do mercado interno.
Na vertente, os principais mercados externos turísticos para o concelho de Alcochete são Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Holanda.
“A oferta hoteleira de Alcochete não corresponde de todo à procura. Irão seguramente, surgir investimentos nessa área. Lisboa está com taxas de ocupação no limite e preços elevadíssimos. Podemos muito bem explorar essa saturação, criando unidades hoteleiras que complementem essa oferta”, defendeu Fernando Pinto.
O edil de Alcochete acrescenta que “temos crescido no turismo de habitação, no qual temos algumas unidades de muito boa qualidade, têm criado uma oferta turística de charme e com taxas de ocupação bastante significativas”.
“Mas, seguramente, teriam lugar em Alcochete mais unidades hoteleiras de alguma dimensão”, defendeu Fernando Pinto.
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete sublinha, na referida entrevista que o território que gere prima pelo turismo de natureza, pelo vinho e pela gastronomia.
“As atividades de natureza ‘soft’ representam 80% das viagens de natureza, e as ‘hard’ 20%. Atenção, que estamos a falar de um total de mais de 20 milhões de viagens por ano [em Portugal], das quais queremos captar algumas, como é óbvio”, assume o autarca.
Para Fernando Pinto, “quando falamos de uma atividade que crescem em média 7% ao ano e que reúne cada vez mais adeptos não poderíamos deixar de estar atentos à sua evolução”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com