[weglot_switcher]

Queda do crédito às empresas abranda em julho e devedores com crédito vencido aumentam

Em julho o crédito aumentou face a junho para as famílias e para as empresas. Mas aumentou o número de empresas que entrou em crédito vencido. Nas famílias o crédito ao consumo continua a ganhar ao crédito à habitação.
29 Agosto 2017, 11h41

Segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, com as estatísticas relativas a julho de 2017 sobre empréstimos concedidos pelo setor financeiro residente às sociedades não financeiras e às famílias, o crédito às empresas continua em queda face ao ano passado mas esta queda abrandou em julho face a junho; e dentro do crédito a empresas em julho o crédito às empresas exportadoras caiu.  Por outro lado, e apesar do rácio de crédito vencido em percentagem do crédito total se ter mantido face ao ano passado, o número de devedores com crédito vencido aumentou em julho.

“Em julho de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -3,6%, o que representa um aumento de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face a junho”, diz o boletim do Banco de Portugal.

Dentro do universo do crédito às empresas, os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentaram uma taxa de variação anual  de -2,2%, refletindo um decréscimo de 0,7 p.p. relativamente ao mês anterior.

Já o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras (empresas) manteve-se em 14,9%, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 26,5%.

No que se refere ao crédito concedidos às famílias. “Em julho de 2017, a taxa de variação anual  dos empréstimos concedidos às famílias foi de -0,8%, refletindo uma variação positiva de 0,1 p.p. face ao mês anterior”, diz o Banco de Portugal.
Aqui a taxa de variação anual aumentou 0,3 p.p. para 5,3% no segmento do consumo e outros fins e manteve-se em -2,2% no segmento da habitação.

O rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias situou-se em 4,5%, reduzindo 0,1 p.p. face a junho. A percentagem de devedores com crédito vencido manteve-se em 12,8%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.