Em entrevista ao Jornal Económico, Eduardo Gonzalez, diretor-geral da Interflora Espanha explica a aposta estratégica do grupo no mercado nacional e aponta as expetativas de negócio em Portugal. A Interflora prevê faturar entre três e quatro milhões de euros por ano em Portugal, no espaço de três a cinco anos. A aposta do grupo vai centrar-se nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, na cidade de Coimbra, no Algarve e nas regiões insulares da Madeira e dos Açores.
Por que é que a Interflora decidiu entrar no mercado português das flores neste momento?
Portugal é uma grandíssima oportunidade. Em particular, nas oportunidades que podem surgir no comércio eletrónico. Além disso, a economia portuguesa está a recuperar.
Existe alguma particularidade no mercado português de flores em relação a outros mercados em que a Interflora está presente?
A principal particularidade do mercado português das flores respeita ao facto de o IVA sobre as flores ser de 13%. Na maioria dos mercados em que a Interflora está presente, no resto da Europa, o IVA sobre as flores oscila entre os 8% e os 10%. Depois, Portugal insere-se nos países meridionais da Europa, que tradicionalmente consomem menos flores do que os países do Norte da Europa. Para lhe dar um exemplo, a Dinamarca, que tem cerca de sete milhões de habitantes, tem um registo de cerca de 850 mil encomendas de flores por ano só para a Interflora. Em Espanha, com cerca de 46 milhões de habitantes, a Interflora recebe apenas 250 mil pedidos de flores por ano.
E em termos de preferência, existe alguma particularidade por parte do consumidor português?
A rosa é sempre a rainha das flores. Depois, em Portugal, a segunda preferência vai para a gerbera [uma familiar das margaridas e dos girassóis].
Quais são os objetivos de vendas da Interflora para Portugal?
A Interflora pretende vir as faturar entre três e quatro milhões de euros por ano no espaço de três a cinco anos. Em termos de rede, temos neste momento cerca de 60 floristas associados em Portugal, mas o nosso objetivo é chegar a uma rede entre 150 e 200 floristas em Portugal. Queremos captar todos os pedidos de pessoas que querem oferecer flores.
A Interflora vai apostar em regiões específicas no mercado nacional?
A Interflora pretende apostar nas regiões da grande Lisboa e do Grande Porto, na cidade de Coimbra, no Algarve e nas regiões da Madeira e dos Açores.
Qual a atual dimensão do grupo Interflora em todo o Mundo?
A Interflora tem neste momento uma rede associada de cerca de 54 mil floristas em todo o Mundo. Estamos presentes em 150 países. Na Europa e no Reino Unido, a Interflora fatura entre 800 e mil milhões de euros por ano.
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