O Governo britânico anunciou esta sexta-feira que a saída do Reino Unido da União Europeia vai cumprir-se em março de 2019, sem lugar para arrependimentos. A primeira-ministra britânica, Theresa May, diz que não vai tolerar qualquer tentativa de bloquear esta decisão e que já tem a data e a hora definidas “preto no branco”.
“O Reino Unido vai deixar a União Europeia às 23 horas de 29 de março de 2019”, afirmou o responsável britânico pelas negocições de saída do Reino Unido da UE, David Davis. “Estivemos a ouvir os britânicos e os membros do Parlamento e fizemos as emendas necessárias [à lei do Brexit] para não restar qualquer tipo de confusão”.
O referendo de junho de 2016 veio expressar nas urnas a vontade dos britânicos de deixar a União Europeia, o que viria a ser formalizado a 29 de março deste ano, com a ativação do artigo 50º do Tratado Europeu. A data para a conclusão da maratona das negociações com o bloco europeu já era então conhecida. Com uma duração de dois anos, o Reino Unido viria a deixar o bloco a 29 de março de 2019.
No entanto, ainda não era conhecida a hora em que tal se concretizaria, o que estava a consternar os britânicos dada a falta de rigor em torno do processo. Agora uma coisa é certa: a partir das 23h01 de dia 29 de março de 2019 os britânicos, não serão mais cidadãos da União Europeia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com