O Haitong Bank assinou hoje um acordo com o China Development Bank e com o AICEP (Memorandum of Understanding) para formarem um consórcio para atrair investidores chineses para a Zona Industrial e Logística de Sines (conhecido como Porto de Sines) revelou fonte do banco ao Jornal Económico. José Maria Ricciardi, CEO do Haitong, faz parte da comitiva que acompanha o primeiro-ministro na viagem à China. E para além do interesse no Novo Banco levava na bagagem este acordo para dinamizar o porto de Sines.
“O AICEP Global Parques, o China Development Bank e o Haitong Bank pretende explorar o eventual desenvolvimento de uma plataforma logística na ZILS (Zona Industrial do Porto de Sines), identificando potenciais investidores chineses interessados no negócio industrial e de logística”, refere o memorando de entendimento a que o Jornal Económico teve aceso.
No futuro os bancos pretendem mesmo liderar um consórcio para financiar a construção do segundo terminal do Porto de Sines.
A justificar este acordo tripartido assinado em Pequim, está o facto de o China Development e o Haitong Bank terem uma forte base de clientes na Ásia e em particular na China, que inclui empresas que estão interessadas em expandir os seus negócios para a Europa .
O AICEP Global Parques está interessado em explorar o potencial de desenvolvimento do projeto da plataforma logística na ZILS e fornecerá informações com base no qual os bancos CDB e Haitong podem atrair potenciais investidores interessados.
“O Haitong Bank tem sido um ‘player’ muito activo em Project Finance (PF) de infraestruturas, no setor das PPP (Parcerias Público-Privadas), e no sector da energia, na Europa e nas Américas, com uma posição de liderança no mercado português. Tendo atuado tanto no lado do aconselhamento como no lado do financiamento das operações, e como tal o Haitong tem desenvolvido capacidades na originação, estruturação, organização e distribuição das operações de Project Finance em diferentes geografias” anuncia o memorando.
Dado o posicionamento nos mercados em que está presente o Haitong pretende manter a geração de novas oportunidades de negócios de Project Finance nos referidos mercados e apresentá-los à China Development Bank como financiador potencial a longo prazo.
O Project Finance é um mecanismo de captação de recursos para o financiamento de empreendimentos de infraestruturas, cuja maioria do capital investido é proveniente do mercado financeiro e em que o fluxo de caixa do empreendimento é fonte primária e muitas vezes única de recursos para pagamento da dívida aos bancos. Ou seja, é uma modalidade de estruturação financeira de projetos, utilizada para o desenvolvimento de grandes investimentos de infraestruturas, onde o fluxo de caixa gerado pelo projeto é a principal fonte de pagamento do serviço e da amortização do capital.
Uma relação com a China é um pré-requisito para o China Developmente Bank se envolver numa operação com um potencial cliente identificado pelo Haitong Bank. Os bancos vão trabalhar em conjunto para detectar os clientes-alvo de acordo com os critérios definidos. A troca de informações sobre operações passadas de ambas as partes é crucial para melhorar a capacidade de originação em cada mercado.
No memorando as Partes acordaram realizar uma ou mais reuniões para discutir as formas possíveis para promover a Zona Industrial e Logística de Sines e o tipo de informações que podem ser fornecidas pelo AICEP Global Parques e divulgada pelos bancos Haitong e CDB aos potenciais investidores.
O Haitong e o CDB vão abordar potenciais investidores interessados e irão partilhar com a AICEP Global Parques o feedback que obterão desses investidores.
“Com base nesse feedback recebido o AICEP Global Parques manterá quer o Haitong quer o CDB actualizado sobre os seus pontos de vista sobre o desenvolvimento do projeto e sobre as decisões pertinentes relativas ao desenvolvimento de um processo formal”, refere o memorando assinado a três.
A construção do Terminal 2 do porto de Sines está sobretudo dependente da procura. Por isso este processo de atrair investidores para o porto português pode ser a antecâmara de um aumento do tráfego de contentores que justifique numa segunda fase a construção do Terminal 2, e ao contribuir para o desenvolvimento da ZILS, os bancos Haitong e CDB acreditam que ficam bem posicionados num futuro concurso internacional para a construção desse novo terminal.
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